28° C

Governo do estado de
Pernambuco

Notícias

Procon-PE orienta consumidores a abrir reclamações por telefone ou internet

 

Procon-PE orienta consumidores a abrir reclamações por telefone ou internet

 

 

 

Além do call center (0800-282-1512), o órgão está disponibilizando à população o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., exclusivo para denúncias, e o número de Whatsapp 3181-7000

Em razão da pandemia de coronavírus que assola o mundo inteiro, o Procon-PE informa que os atendimentos presenciais na unidade sede (Rua Floriano Peixoto, 141 - bairro de São José, no Recife) e demais unidades conveniadas continuarão sendo realizados nos próximos dias, mas apenas em casos emergenciais. A medida visa resguardar os consumidores que abrem suas queixas pessoalmente, público em sua grande maioria idoso, e os seus servidores.

O órgão orienta que as denúncias sejam feitas, preferencialmente, de forma não presencial. As frentes de atendimento para evitar aglomerações foram ampliadas. Além do já existente serviço de call center (0800.282-1512) para esclarecimentos e denúncias, o órgão está disponibilizando à população o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., exclusivo para denúncias, e o link para registro de reclamação através do site www.procon.pe.gov.br ou do número de Whatsapp 3181-7000.

As equipes de fiscalização também foram reforçadas para garantir que o consumidor não tenha seus direitos tolhidos. Os fiscais estão nas ruas verificando irregularidades e punindo, inclusive com multa, as instituições que descumprirem o Código de Defesa do Consumidor (CDC). ?Essa é uma medida que pensa no bem da coletividade. Nosso maior público é de pessoas idosas que precisa se resguardar? disse o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. 

WhatsApp: Da mesma forma que no atendimento presencial, o consumidor deverá incluir na página os dados pessoais e os documentos comprobatórios da reclamação. O registro da reclamação será recebido e posteriormente o consumidor receberá a notificação com a data da audiência com o fornecedor reclamado, a ser realizada no órgão.

Processos: Procon-PE também suspendeu, por conta da pandemia do Coronavírus, as audiência e os prazos processuais em curso. A paralisação será, neste primeiro momento, de 18 a 31 de março.