28° C

Governo do estado de
Pernambuco

Notícias

PROCON-PE RECOLHE MAIS DE 100 BRINQUEDOS IRREGULARES

PROCON-PE RECOLHE MAIS DE 100 BRINQUEDOS IRREGULARES

Notícias

O Procon-PE deu início, na manhã de hoje (07.10), a uma série de fiscalizações com foco no Dia das Crianças. O órgão de defesa do consumidor passará por diversos setores procurados pelos pais para comemorar a data com a criançada. Diversas lojas de brinquedos, dos shoppings Tacaruna e Rio Mar, foram fiscalizadas.

Nas Lojas Americanas, do Tacaruna, os fiscas encontraram 91 caixas de quebra cabeça e 24 relógios sem selo do Inmetro; além de dois jogos vencidos desde agosto deste ano. O jogo, chamado Alquimia, estimula as crianças a virarem um cientista e brincar com algumas tintas e tubos de ensaio. “Orientamos que os pais olhem preços, faixa etária, mas é preciso verificar também a data de validade, a exemplo de tintas, massas de modelar, slimes e pinturas”, explica a gerente de fiscalização do Procon, Danyelle Sena.  

Além desse trabalho, o Procon-PE dá as seguintes orientações:

- Na hora da compra além de verificar a procedência do produto, bem como a faixa etária indicada para o uso do brinquedo.

- a compra deve ser feita em mercado formal para garantir a saúde e segurança da criança e para resguardar os direitos enquanto consumidor, em caso de defeito no produto, pois viabiliza troca do produto;

- adquirir um produto com defeito de fabricação é transtorno tanto para o adulto que o comprou e para a criança, que ficará frustrada. Por isso, sempre que possível, é importante solicitar que o vendedor abra o produto e verifique se está íntegro, sem quebra ou falta de peças; também que seja testado;

- vale lembrar ainda que as regras aplicadas aos produtos nacionais também vale para os produtos importados. Nestes casos, o manual do produto deve trazer em português e em linguagem clara e precisa todas as informações, regras de montagem e modo de usar o produto, bem como a identificação do fabricante ou importador com o respectivo CNPJ, dados essenciais para proceder a uma reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor.