Palestra sobre resolução de conflitos de consumo na União Europeia, inicia atividades da Semana do Consumidor, no Procon-PE
Nesta segunda-feira (10), o Procon-PE deu início a Semana do Consumidor com uma palestra sobre: União Europeia: Aposta nos Meios Alternativos para a Resolução dos Conflitos de Consumo. A iniciativa, conduzida pelo professor Mário Frota, aconteceu no auditório da sede do órgão, na Rua Floriano Peixoto. O Secretário Executivo de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Anselmo Araújo, esteve presente, juntamente com o Gerente Jurídico, Antônio Carlos, e a Gerente de Fiscalização, Liliane Amaral e os demais servidores do órgão.
O objetivo da palestra foi mostrar como a União Europeia usa métodos alternativos, como mediação e conciliação, para resolver conflitos de consumo de forma mais rápida e eficiente, em comparação com os processos judiciais tradicionais. Mário Frota destacou como essas soluções ajudam a resolver disputas de forma mais econômica, evitando que os consumidores fiquem esperando por, muito tempo, para ter acesso à justiça.
A palestra foi uma ótima oportunidade para os servidores do Procon-PE aprenderem mais sobre esses métodos alternativos de resolução de conflitos, o que é fundamental para melhorar o atendimento e a agilidade no trabalho do órgão.
Na ocasião, Anselmo Araújo, falou sobre a importância do evento: “Capacitar nossos servidores é fundamental para tornar o trabalho do Procon mais eficiente. A experiência da União Europeia traz soluções rápidas e eficazes, que ajudam a melhorar o atendimento e garantir justiça nas relações de consumo”, afirmou Anselmo. Foto: Charlles Arthur/Procon-PE
Publicado em 11/03/2025