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Feijão, café, cebola, alho e batata, estão entre os itens que mais cairam de preço
Realizada entre os dias 18 e 22 de agosto, a pesquisa de preços da cesta realizada pelo Procon-PE, identificou mais uma vez, uma redução no valor da cesta básica, que teve uma queda no seu valor, em julho de 2025, quando chegou a custar R$ 713.51, e em agosto caiu para R$ 693.93, configurando uma queda de -2,74%, ou R$ 19,58 em seu preço. O valor de R$ 693,93, compromete o percentual de 45.71% do salário mínimo de R$1.518,00.
A pesquisa aponta que alguns itens tiveram redução no preço médio. Entre eles, o quilo da cebola. Em julho, o preço médio do produto era R$ 3,81, e em agosto para R$ 3,08, o que representa uma queda de 19,12%. Já o quilo do alho em julho custava, em média, R$ 36,26, e em agosto seu custo médio caiu para R$ 32,15 uma redução de 11,34%. O quilo da batata inglesa, também caíu de preço, em julho custava, em média, R$ 5,25, e em agosto seu custo médio caiu para R$ 4,71 uma redução de 10,25%.
O quilo do feijão mulatinho ou carioca, em julho tinha um preço médio de R$ 6,27, e em agosto seu custo caiu para R$ 5,82, uma redução de 7,22%. O pacote de café em pó de 250g. Em julho, o preço médio do produto era R$ 17,34, e em agosto passou a ser R$ 16,21, o que representa uma queda de 6,52%. Já o pacote de papel higiênico com quatro rolos de 30 metros,, em julho tinha um preço médio de R$ 4,67, e em agosto seu custo caiu para R$ 4,30, uma redução percentual de 7,92%.
Variação de preço entre um mercado e outro:
O item com a maior variação na pesquisa foi o pacote de absorvente higiênico, sendo o pacote com 8 unidades. O menor preço encontrado foi R$ 2,19, enquanto o maior foi R$ 12,98, resultando em uma diferença percentual de cerca de 492.69%. Ainda no setor de higiene pessoal, o pacote de papel higiênico com quatro rolos de 30 metros, foi encontrado por R$ 2,39 em um estabelecimento e por R$ 9,59 em outro, o que representa uma diferença percentual de 301,26%.
Na seção de alimentos, o quilo da cebola foi encontrado em um estabelecimento por R$ 1,69 e em outro por R$ 6,59, causando uma diferença percentual de 289,94%. Ainda no setor de alimentos, o macarrão espaguete pacote com 400g, foi encontrado em um estabelecimento por R$ 1,95 e em outro por R$ 7,19, causando uma diferença percentual de 268,72%.
Os itens no setor dos materiais de limpeza também apresentaram uma variação de preço que chamou a atenção. O sabão em pó de 500g foi encontrado em seu menor preço por R$ 1,28 e em seu maior preço por R$ 3,69, apresentando uma variação percentual de 188,28%. Outro item que se destacou pela alta variação foi a água sanitária de 1 litro. O menor preço encontrado foi R$ 1,98, enquanto o maior foi R$ 5,59, resultando em uma diferença percentual de cerca de 182,32%.
A pesquisa foi realizada em 26 estabelecimentos comerciais localizados em Recife, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista, abordando 27 itens diferentes entre alimentação, limpeza doméstica e higiene pessoal.
A pesquisa está disponível no site do Procon-PE: www.procon.pe.gov.br.
Foto: Divulgação/Procon-PE
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Parceria em ação: Procon-PE e Belo Jardim fortalecem a defesa do consumidor

O Secretário Executivo de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Anselmo Araújo, recebeu, no dia 02 de abril, na sede do Procon-PE, localizada na Rua Floriano Peixoto, 141, a visita do Diretor do Procon conveniado do município de Belo Jardim, Eduardo Danda, e da Assessora Jurídica Valdirene Cavalcante.
O encontro teve como objetivo alinhar estratégias para futuras ações na cidade, como mutirões de renegociação de dívidas e melhorias no atendimento à população. Além do Secretário, participaram da reunião o Gerente de Atendimento, Antônio Carlos, e a Gerente de Fiscalização, Liliane Amaral. Foram conversadas iniciativas para fortalecer a defesa do consumidor em Belo Jardim, incluindo a ampliação das atividades educativas e a capacitação de servidores para um atendimento melhor.
O Procon-PE segue trabalhando para garantir os direitos da população e reforça a importância da orientação e fiscalização para assegurar um mercado de consumo mais justo para todos.
Publicado em 03/04/2025
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Procon-PE aponta aumento nos valores dos Ovos de Páscoa

Preços podem variar 58,63%, de um estabelecimento para o outro
Com a aproximação da Páscoa, muitos consumidores correm para as lojas em busca de ovos de chocolate e caixas de bombons. Ciente disso, o Procon-PE realizou uma pesquisa de preços entre os dias 31 de março e 2 de abril, analisando 44 variedades de Ovos de Páscoa de diversas marcas e tamanhos, além de três modelos de caixas de chocolates, em 10 lojas na Região Metropolitana do Recife.
A pesquisa identificou um aumento nos valores dos Ovos de Páscoa, em relação ao ano de 2024. O preço médio de alguns itens chegou a sofrer um aumento em torno de 30%. Foi o caso do Ovo de Páscoa de 227g, que em 2024 custava R$ 41,59, e neste ano, foi encontrado por R$ 55,60, um aumento percentual de 33,68%. O Ovo de Páscoa de 199g, em 2024 custava R$ 43,72, e agora em 2025 pode ser encontrado por R$ 57,08, um aumento percentual de 30,57%.
Além do aumento nos valores, também foi identificada uma variação percentual das diferença de preços, entre os supermercados de quase 60%, onde um ovo de 190g, com um jogo de memória foi o que apresentou maior variação de preço, com 58,63%, chegando a R$ 91,99, no seu maior preço, e a R$ 57,99, no seu menor preço. Em seguida, a caixa de bombons, com 251g, apresentou uma variação de 56,22%, a caixa foi encontrada por R$ 18,59, no seu maior preço, e a R$ 11,90, no seu menor preço. Entre as maiores variações também apareceram alguns ovos tradicionais (sem brinquedos dentro) foi o caso do ovo de 357g, que foi encontrado em um estabelecimento por R$ 74,99, e em outro, o mesmo ovo foi encontrado por R$ 49,80, configurando uma diferença percentual de 50,58%.
“Identificamos que os preços estão maiores que no ano passado, além de variar muito de um estabelecimento para o outro, por isso temos esse cuidado de entregar essa pesquisa aos consumidores”, comentou a Gerente de Fiscalização, do Procon-PE, Liliane Amaral.
O consumidor que tiver alguma reclamação, deve ir na sede do Procon-PE, localizado na Rua Floriano Peixoto, 144, Bairro de Santo Antônio. Ou procurar atendimento em um dos Expressos Cidadãos, localizados nos Shoppings Boa Vista, Rio Mar, Patteo Olinda.
Publicado em 09/04/2025
Foto: Divulgação/Procon-PE
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Palestra sobre resolução de conflitos de consumo na União Europeia, inicia atividades da Semana do Consumidor, no Procon-PE

Nesta segunda-feira (10), o Procon-PE deu início a Semana do Consumidor com uma palestra sobre: União Europeia: Aposta nos Meios Alternativos para a Resolução dos Conflitos de Consumo. A iniciativa, conduzida pelo professor Mário Frota, aconteceu no auditório da sede do órgão, na Rua Floriano Peixoto. O Secretário Executivo de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Anselmo Araújo, esteve presente, juntamente com o Gerente Jurídico, Antônio Carlos, e a Gerente de Fiscalização, Liliane Amaral e os demais servidores do órgão.
O objetivo da palestra foi mostrar como a União Europeia usa métodos alternativos, como mediação e conciliação, para resolver conflitos de consumo de forma mais rápida e eficiente, em comparação com os processos judiciais tradicionais. Mário Frota destacou como essas soluções ajudam a resolver disputas de forma mais econômica, evitando que os consumidores fiquem esperando por, muito tempo, para ter acesso à justiça.
A palestra foi uma ótima oportunidade para os servidores do Procon-PE aprenderem mais sobre esses métodos alternativos de resolução de conflitos, o que é fundamental para melhorar o atendimento e a agilidade no trabalho do órgão.
Na ocasião, Anselmo Araújo, falou sobre a importância do evento: “Capacitar nossos servidores é fundamental para tornar o trabalho do Procon mais eficiente. A experiência da União Europeia traz soluções rápidas e eficazes, que ajudam a melhorar o atendimento e garantir justiça nas relações de consumo”, afirmou Anselmo. Foto: Charlles Arthur/Procon-PE
Publicado em 11/03/2025
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