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Procon-PE aponta aumento nos valores dos Ovos de Páscoa
Preços podem variar 58,63%, de um estabelecimento para o outro
Com a aproximação da Páscoa, muitos consumidores correm para as lojas em busca de ovos de chocolate e caixas de bombons. Ciente disso, o Procon-PE realizou uma pesquisa de preços entre os dias 31 de março e 2 de abril, analisando 44 variedades de Ovos de Páscoa de diversas marcas e tamanhos, além de três modelos de caixas de chocolates, em 10 lojas na Região Metropolitana do Recife.
A pesquisa identificou um aumento nos valores dos Ovos de Páscoa, em relação ao ano de 2024. O preço médio de alguns itens chegou a sofrer um aumento em torno de 30%. Foi o caso do Ovo de Páscoa de 227g, que em 2024 custava R$ 41,59, e neste ano, foi encontrado por R$ 55,60, um aumento percentual de 33,68%. O Ovo de Páscoa de 199g, em 2024 custava R$ 43,72, e agora em 2025 pode ser encontrado por R$ 57,08, um aumento percentual de 30,57%.
Além do aumento nos valores, também foi identificada uma variação percentual das diferença de preços, entre os supermercados de quase 60%, onde um ovo de 190g, com um jogo de memória foi o que apresentou maior variação de preço, com 58,63%, chegando a R$ 91,99, no seu maior preço, e a R$ 57,99, no seu menor preço. Em seguida, a caixa de bombons, com 251g, apresentou uma variação de 56,22%, a caixa foi encontrada por R$ 18,59, no seu maior preço, e a R$ 11,90, no seu menor preço. Entre as maiores variações também apareceram alguns ovos tradicionais (sem brinquedos dentro) foi o caso do ovo de 357g, que foi encontrado em um estabelecimento por R$ 74,99, e em outro, o mesmo ovo foi encontrado por R$ 49,80, configurando uma diferença percentual de 50,58%.
“Identificamos que os preços estão maiores que no ano passado, além de variar muito de um estabelecimento para o outro, por isso temos esse cuidado de entregar essa pesquisa aos consumidores”, comentou a Gerente de Fiscalização, do Procon-PE, Liliane Amaral.
O consumidor que tiver alguma reclamação, deve ir na sede do Procon-PE, localizado na Rua Floriano Peixoto, 144, Bairro de Santo Antônio. Ou procurar atendimento em um dos Expressos Cidadãos, localizados nos Shoppings Boa Vista, Rio Mar, Patteo Olinda.
Publicado em 09/04/2025
Foto: Divulgação/Procon-PE
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Parceria em ação: Procon-PE e Belo Jardim fortalecem a defesa do consumidor
O Secretário Executivo de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Anselmo Araújo, recebeu, no dia 02 de abril, na sede do Procon-PE, localizada na Rua Floriano Peixoto, 141, a visita do Diretor do Procon conveniado do município de Belo Jardim, Eduardo Danda, e da Assessora Jurídica Valdirene Cavalcante.
O encontro teve como objetivo alinhar estratégias para futuras ações na cidade, como mutirões de renegociação de dívidas e melhorias no atendimento à população. Além do Secretário, participaram da reunião o Gerente de Atendimento, Antônio Carlos, e a Gerente de Fiscalização, Liliane Amaral. Foram conversadas iniciativas para fortalecer a defesa do consumidor em Belo Jardim, incluindo a ampliação das atividades educativas e a capacitação de servidores para um atendimento melhor.
O Procon-PE segue trabalhando para garantir os direitos da população e reforça a importância da orientação e fiscalização para assegurar um mercado de consumo mais justo para todos.
Publicado em 03/04/2025
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Procon-PE recebe a visita da nova diretora do Procon Jaboatão, Tacyana Sales Sob nova direção, o órgão procurou o Estado para debater sobre melhorias no atendimento ao consumidor
O Secretário Executivo de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Anselmo Araújo, recebeu a visita da nova diretora do Procon Jaboatão, Tacyana Sales, que estava acompanhada por profissionais do município. O intuito foi discutir soluções que melhorem o atendimento ao consumidor. O encontro foi realizado na sede do órgão, localizada na Rua Floriano Peixoto, em Recife. O objetivo principal foi entender melhor o funcionamento do Procon-PE para implementar o bom funcionamento do serviço em Jaboatão, seguindo as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor (CDC), durante os atendimentos realizados.
Além de Anselmo e Tacyana, também estiveram presentes Liliane Amaral, Gerente de Fiscalização do Procon-PE, e Jacyana Chagas, Gerente Administrativa do Procon Jaboatão. Durante a reunião, foram discutidas diversas questões relativas à melhoria do atendimento no município, com o objetivo de fortalecer a atuação do Procon Jaboatão e assegurar que os direitos dos consumidores sejam devidamente respeitados.
“É uma grande satisfação receber a equipe do Procon Jaboatão, na nossa sede. O procon Jaboatão é um grande parceiro da defesa do consumidor pernambucano e a nova diretoria demonstra que tem grandes projetos em benefício dos consumidores jaboatonenses.
Tacyana Sales destacou a importância da cooperação entre os órgãos. “A proteção ao consumidor é um trabalho conjunto que exige diálogo e cooperação. Esta visita ao Procon Pernambuco reforça nosso compromisso de atuar de forma alinhada para garantir mais eficiência e acessibilidade aos serviços prestados à população. Trabalhando juntos, seguimos fortalecendo os direitos dos consumidores!” afirmou.
Publicado em 21/02/2025
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Palestra sobre resolução de conflitos de consumo na União Europeia, inicia atividades da Semana do Consumidor, no Procon-PE
Nesta segunda-feira (10), o Procon-PE deu início a Semana do Consumidor com uma palestra sobre: União Europeia: Aposta nos Meios Alternativos para a Resolução dos Conflitos de Consumo. A iniciativa, conduzida pelo professor Mário Frota, aconteceu no auditório da sede do órgão, na Rua Floriano Peixoto. O Secretário Executivo de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Anselmo Araújo, esteve presente, juntamente com o Gerente Jurídico, Antônio Carlos, e a Gerente de Fiscalização, Liliane Amaral e os demais servidores do órgão.
O objetivo da palestra foi mostrar como a União Europeia usa métodos alternativos, como mediação e conciliação, para resolver conflitos de consumo de forma mais rápida e eficiente, em comparação com os processos judiciais tradicionais. Mário Frota destacou como essas soluções ajudam a resolver disputas de forma mais econômica, evitando que os consumidores fiquem esperando por, muito tempo, para ter acesso à justiça.
A palestra foi uma ótima oportunidade para os servidores do Procon-PE aprenderem mais sobre esses métodos alternativos de resolução de conflitos, o que é fundamental para melhorar o atendimento e a agilidade no trabalho do órgão.
Na ocasião, Anselmo Araújo, falou sobre a importância do evento: “Capacitar nossos servidores é fundamental para tornar o trabalho do Procon mais eficiente. A experiência da União Europeia traz soluções rápidas e eficazes, que ajudam a melhorar o atendimento e garantir justiça nas relações de consumo”, afirmou Anselmo. Foto: Charlles Arthur/Procon-PE
Publicado em 11/03/2025
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Saúde no trabalho: Procon-PE promove exercícios laborais para servidores em parceria com o CREF-PE
Nesta quarta-feira (19), os servidores do Procon-PE participaram de uma sessão de exercícios laborais, conduzidas pelo Diretor do Conselho Regional de Educação Física (CREF-PE), Felipe Lira. A atividade contou ainda com a presença do Secretário Executivo de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Anselmo Araújo, que fez uma fala na abertura da aula, que ocorreu na sede do órgão, localizada na Rua Floriano Peixoto, 141, no Bairro de Santo Antônio, no Recife.
Os exercícios laborais são práticas físicas planejadas e adaptadas para o ambiente de trabalho, realizadas sob a orientação de um profissional, tendo como objetivo promover o bem-estar e a saúde dos colaboradores.
"Cuidar da saúde dos nossos servidores é fundamental para um ambiente de trabalho mais produtivo e equilibrado. Esse exercício realizado com o apoio do CREF reforça o compromisso do Procon-PE com o bem-estar e a qualidade de vida dos servidores." disse Anselmo, ao falar sobre a importância da atividade.
Felipe Lira destacou a importância da iniciativa, reforçando a parceria entre o Procon-PE e o Conselho Regional de Educação Física. Segundo ele, ações como essa reforçam a importância da prática de exercícios laborais dentro das empresas, promovendo mais saúde e qualidade de vida para os servidores.
Publicado em 19/02/2025
Fotos: Charlles Arthur/Procon-PE
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