Uma operação realizada na noite desta quinta-feira (08/10) pelo Procon-PE, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, fiscalizou sete estabelecimentos na Zona Norte do Recife e interditou dois deles. O Porteira, localizado no Rosarinho, foi interditado por estar descumprindo o protocolo do Governo de Pernambuco, que é de funcionamento até à meia-noite. Já o Barzinho Music Bar, que fica Bomba do Hemetério, foi interditado pelo Corpo de Bombeiros por não possuir alvará de funcionamento, nem extintor.

O Procon Pernambuco já fiscalizou 172 bares e restaurantes e encontrou irregularidades em 30, quatro já foram interditados. Na maioria dos casos, os locais estavam ultrapassando o horário estabelecido pelo protocolo, tinham aglomerações e pista de dança funcionando.

Desde o dia 28 de setembro aconteceram mudanças para o setor restaurantes, bares e demais serviços de alimentação. Os estabelecimentos podem funcionar com 70% da capacidade ocupada e no período das 6h à meia-noite.  Parece clichê, mas precisamos ficar reforçando com a população e, neste caso, especialmente com os empresários, que a pandemia não acabou. Estamos avançando nos protocolos de convivência, mas precisamos ficar atentos às medidas de prevenção para que não tenhamos que regredir, como é o caso de muitos países e estados brasileiros?, pontua o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Com a mudança de capacidade dos serviços de alimentação, a distância obrigatória entre as mesas passa de 1,5 metro para 1 metro. Em relação à apresentações musicais, continuam as mesmas recomendações, não podendo ter pista de dança e o som apenas ambiente. Os cuidados de higiene e protocolos de distanciamento também devem ser cumpridos.

Os consumidores que presenciarem irregularidades podem fazer denúncias no 0800.282.1512 e até enviar vídeos e fotos para o WhatsApp 81 3181.7000.