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O Procon-PE, órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, em parceria com a Administração da Ilha, promoverá nesta quarta (26) e quinta-feira (27), das 14h às 18h, o quinto mutirão de renegociação de dívidas na Ilha de Fernando de Noronha. A ação ocorrerá no auditório da Escola Erem Arquipélago de Fernando de Noronha, localizada no Alto da Floresta Nova. Os consumidores que comparecerem ao mutirão, terão a oportunidade de consultar e negociar possíveis dívidas com condições especiais e esclarecer dúvidas.
A ação contará com a participação de instituições financeiras e empresas de telefonia. Entre as confirmadas estão os bancos Itaú, Caixa Econômica, Bradesco e Santander, e as operadoras TIM, Claro e Vivo. Além disso, o Serasa também estará presente, oferecendo consultas sobre a situação dos consumidores em relação à negativação.
Para o atendimento, é necessário que o consumidor esteja acompanhado do seu RG, CPF, e documentos que comprovem a dívida, como faturas e boletos. A iniciativa reforça o compromisso do Procon-PE em esclarecer e solucionar pendências financeiras e contratuais, que afligem o cidadão pernambucano.
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De olho na chegada da Black Friday, o Procon-PE, órgão ligado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), enviou seus agentes fiscalizadores as lojas do Shopping Center Recife, Shopping Center Patteo, em Olinda, e centros comerciais da Região Metropolitana do Recife (RMR) e alguns sites de compras, onde foram pesquisados 71 itens entre smartphones; iphones; notebooks; televisores; refrigeradores; lavadoras de roupas; fogões; fornos micro-ondas; fritadeiras elétricas (air fryer), liquidificadores; ar condicionados e ventiladores, para realizarem uma pesquisa de monitoramento pré-Black Friday 2025.
Durante a pesquisa, os fiscais se depararam com diferenças percentuais que ultrapassam 100%. É o caso do Liquidificador 2L (Branco + 2 Velocidades), que em um estabelecimento foi encontrado por R$109,90, e, em outro, por R$233,44, configurando uma diferença percentual de 112,41%. No mesmo segmento está a Fritadeira Elétrica Mondial 5,0L, que apresentou variação de 91,18%, podendo ser encontrada por R$329,01, e por R$629,00, no seu maior preço.
Na linha branca, alguns itens também apresentaram grande variação, como por exemplo: o Refrigerador 375L, foi encontrado em uma loja por R$2.798,00 e em outra por R$4.599,00, gerando uma diferença percentual de 64,37%. Fogão quatro Bocas, foi encontrado em uma loja por R$1.222,68 e em outra por R$1.999,00, gerando uma diferença percentual de 63,49%.
Dentre os itens de tecnologia pesquisados, as variações passaram de 80%. Como o Smartphone 4G - 128 GB + 4GB RAM, foi encontrado em uma loja por R$877,78 e em outra por R$1.599,00, gerando uma diferença percentual de 82,16%. Já a Smart TV 32" FHD LED, apontou uma diferença percentual de 35,57%, sendo encontrada em um estabelecimento por R$995,04 e, em outro, por R$1.349,00.
“A pesquisa de monitoramento pré-Black Friday serve para que o consumidor entenda a importância de se fazer um comparativo de preços antes de comprar qualquer produto. Ela também serve para que ele possa fazer o comparativo de como os preços estavam antes e durante a data promocional. Evitando, assim, que o consumidor seja vítima de uma possível Black 'Fraude'”, afirmou o secretário executivo de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Anselmo Araújo.
O Procon-PE voltará aos estabelecimentos comerciais do Recife e RMR para fazer, mais uma vez, a pesquisa de preços e verificar se os estabelecimentos estão realmente aplicando descontos diferenciados Black Friday. A ideia é acompanhar os preços dos produtos para que os mesmos não sejam “maquiados” para o consumidor.
A pesquisa foi realizada entre os dias 03 e 10/11, em 07 estabelecimentos comerciais na cidade de Recife, Olinda e internet, e encontra-se disponível no site do Procon-PE: www.procon.pe.gov.br.
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Nesta, quarta-feira, 12, o Procon Pernambuco (Procon-PE) suspendeu os serviços da empresa que administra o estacionamento do Parque da Macaxeira, no bairro de Apipucos, na Zona Norte do Recife. A penalidade foi motivada por cobrança indevida em áreas públicas e irregularidades na documentação exigida para funcionamento.
Após denúncia recebida, o órgão notificou a empresa para que apresentasse a documentação necessária à exploração da atividade comercial. Durante a apuração, a empresa informou que ainda estava em processo de regularização e que não possuía Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) nem alvará de funcionamento.
Além dessas irregularidades, o Procon-PE ainda identificou que a empresa realizava cobranças sem emissão de nota fiscal, o que resultou na suspensão imediata da cobrança dos serviços, uma vez que além de não emitir nota fiscal, a empresa também não possuía a documentação necessária para funcionamento. Foi aplicada uma multa de R$100 mil, e a empresa agora tem 20 dias úteis para apresentar defesa.
O Procon-PE reforça que consumidores que se sintam lesados podem registrar denúncia por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Foto: Charlles Arthur/Procon-PE
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Nesta, quarta-feira, 12, o Procon Pernambuco (Procon-PE) suspendeu os serviços da empresa que administra o estacionamento do Parque da Macaxeira, no bairro de Apipucos, na Zona Norte do Recife. A penalidade foi motivada por cobrança indevida em áreas públicas e irregularidades na documentação exigida para funcionamento.
Após denúncia recebida, o órgão notificou a empresa para que apresentasse a documentação necessária à exploração da atividade comercial. Durante a apuração, a empresa informou que ainda estava em processo de regularização e que não possuía Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) nem alvará de funcionamento.
Além dessas irregularidades, o Procon-PE ainda identificou que a empresa realizava cobranças sem emissão de nota fiscal, o que resultou na suspensão imediata da cobrança dos serviços, uma vez que além de não emitir nota fiscal, a empresa também não possuía a documentação necessária para funcionamento. Foi aplicada uma multa de R$100 mil, e a empresa agora tem 20 dias úteis para apresentar defesa.
O Procon-PE reforça que consumidores que se sintam lesados podem registrar denúncia por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Foto: Charlles Arthur/Procon-PE
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Feijão, café, cebola, alho e batata, estão entre os itens que mais cairam de preço
Realizada entre os dias 18 e 22 de agosto, a pesquisa de preços da cesta realizada pelo Procon-PE, identificou mais uma vez, uma redução no valor da cesta básica, que teve uma queda no seu valor, em julho de 2025, quando chegou a custar R$ 713.51, e em agosto caiu para R$ 693.93, configurando uma queda de -2,74%, ou R$ 19,58 em seu preço. O valor de R$ 693,93, compromete o percentual de 45.71% do salário mínimo de R$1.518,00.
A pesquisa aponta que alguns itens tiveram redução no preço médio. Entre eles, o quilo da cebola. Em julho, o preço médio do produto era R$ 3,81, e em agosto para R$ 3,08, o que representa uma queda de 19,12%. Já o quilo do alho em julho custava, em média, R$ 36,26, e em agosto seu custo médio caiu para R$ 32,15 uma redução de 11,34%. O quilo da batata inglesa, também caíu de preço, em julho custava, em média, R$ 5,25, e em agosto seu custo médio caiu para R$ 4,71 uma redução de 10,25%.
O quilo do feijão mulatinho ou carioca, em julho tinha um preço médio de R$ 6,27, e em agosto seu custo caiu para R$ 5,82, uma redução de 7,22%. O pacote de café em pó de 250g. Em julho, o preço médio do produto era R$ 17,34, e em agosto passou a ser R$ 16,21, o que representa uma queda de 6,52%. Já o pacote de papel higiênico com quatro rolos de 30 metros,, em julho tinha um preço médio de R$ 4,67, e em agosto seu custo caiu para R$ 4,30, uma redução percentual de 7,92%.
Variação de preço entre um mercado e outro:
O item com a maior variação na pesquisa foi o pacote de absorvente higiênico, sendo o pacote com 8 unidades. O menor preço encontrado foi R$ 2,19, enquanto o maior foi R$ 12,98, resultando em uma diferença percentual de cerca de 492.69%. Ainda no setor de higiene pessoal, o pacote de papel higiênico com quatro rolos de 30 metros, foi encontrado por R$ 2,39 em um estabelecimento e por R$ 9,59 em outro, o que representa uma diferença percentual de 301,26%.
Na seção de alimentos, o quilo da cebola foi encontrado em um estabelecimento por R$ 1,69 e em outro por R$ 6,59, causando uma diferença percentual de 289,94%. Ainda no setor de alimentos, o macarrão espaguete pacote com 400g, foi encontrado em um estabelecimento por R$ 1,95 e em outro por R$ 7,19, causando uma diferença percentual de 268,72%.
Os itens no setor dos materiais de limpeza também apresentaram uma variação de preço que chamou a atenção. O sabão em pó de 500g foi encontrado em seu menor preço por R$ 1,28 e em seu maior preço por R$ 3,69, apresentando uma variação percentual de 188,28%. Outro item que se destacou pela alta variação foi a água sanitária de 1 litro. O menor preço encontrado foi R$ 1,98, enquanto o maior foi R$ 5,59, resultando em uma diferença percentual de cerca de 182,32%.
A pesquisa foi realizada em 26 estabelecimentos comerciais localizados em Recife, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista, abordando 27 itens diferentes entre alimentação, limpeza doméstica e higiene pessoal.
A pesquisa está disponível no site do Procon-PE: www.procon.pe.gov.br.
Foto: Divulgação/Procon-PE
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