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Procon/PE e Centro de Prevenção à violência contra a pessoa idosa realiza ação no Parque 13 de Maio
Frequentadores do Parque 13 de Maio receberam orientações, na manhã desta quarta-feira, 23, sobre golpes de empréstimo consignado contra idosos. A ação, promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através do Procon/PE e do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciappi), contou com distribuição de panfletos e alerta a população.
Entre as dicas para não cair em golpes do empréstimo, as equipes do Procon/PE e do Ciappi destacaram: cuidado para fornecer dados pessoais a desconhecidos; procure somente instituições bancárias devidamente reconhecidas pelo Banco Central; antes de firmar um empréstimo, ler bastante o contrato, e em caso de dúvidas procurar o Procon e a Defensoria Pública.
Segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos em exercício, Eduardo Figueiredo, o objetivo do trabalho conjunto do Procon e Ciappi é prevenir os casos de violação dos direitos das pessoas idosas levando informações e dicas tanto do ponto de vista do consumidor, cliente, como da proteção, ou seja, da vulnerabilidade nessa faixa etária, por isso, é importante a participação dos familiares", alerta.
Durante a ação, também foram disponibilizadas, através da Secretaria Executiva de Atenção Básica do Recife, vacinas contra Hepatite B e Difteria e Tétano.
"Achei muito boa essa iniciativa, porque ensina como a gente se prevenir", ressalta Ivanildo Augusto de Andrade, 61 anos.
Esta é a segunda ação realizada este mês pelo Procon e Ciappi. A primeira foi na última sexta-feira, 18, no Mercado de Casa Amarela.
FOTOS: Surama Negromonte
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Procon/PE e Centro de Prevenção à violência contra a pessoa idosa alerta sobre golpes do empréstimo consignado
Clientes e comerciantes do mercado de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, receberam orientações e esclarecimentos, na manhã desta sexta-feira, 18, sobre violência financeira contra a pessoa idosa. A ação, que contou com apoio do ônibus Procon Móvel, foi promovida pelo Procon/PE e Secretaria Executiva de Direitos Humanos, através do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à violência contra a Pessoa Idosa (Ciappi), ambos vinculados a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).
No local foram distribuídos panfletos com dicas sobre o empréstimo consignado, que é uma forma de empréstimo em que o desconto da prestação é feito diretamente na folha de pagamento ou do benefício previdenciário da pessoa que contrata.
Também foram apresentados alguns cuidados que os idosos devem ter para não cair em golpes, como: analisar a sua real necessidade de fazer o empréstimo; procurar somente instituições bancárias devidamente reconhecidas pelo Banco Central; antes de firmar um empréstimo, ler bastante o contrato, e em caso de dúvidas procurar o Procon e a Defensoria Pública.
Segundo Danyelle Sena, gerente geral do Procon/PE, o público idoso fica mais vulnerável a esse tipo de golpe de financeiras, com oferecimento de empréstimos. Estamos realizando uma campanha educativa junto à população idosa para não cair no golpe dos empréstimos. É importante que não sejam fornecidos dados a desconhecidos, principalmente o CPF, que não assinem nenhum contrato sem antes ter orientação de alguém de sua confiança, tenham cuidado também com o uso indevido do cartão de crédito, alerta Danyelle.
De acordo com dados do Procon/PE, de 1º de janeiro até agora o órgão registrou 171 reclamações relativas a empréstimos consignados, envolvendo pessoas de 61 a 70 anos. Já em 2021, somam-se 296 reclamações.
Esse trabalho de orientação é muito importante, porque muitas pessoas de idade caem na conversa, acreditam em tudo que é oferecido e quando ver, foi roubada, frisa a idosa Maria das Graças Alves.
A próxima ação do Procon/PE em parceria com o Ciappi será realizada no próximo dia 23, no parque 13 de Maio.
FOTOS: Surama Negromonte
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Um dos usuários que saiu satisfeito foi João Fernandes do Nascimento, 52 anos, que teve seu débito negociado de R$ 10.851,37 para R$ 1.500. O atendimento é realizado na sede do Procon/PE, que fica na Rua Floriano Peixoto, 141. Bairro de São José, no horário das 9h às 12h e das 13h às 16h. Outras informações pelo 0800.282.1512 as 13h às 16h. Outras informações pelo 0800.282. 1512.
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Procon Móvel e Centro Integrado de Atenção ao Idoso realizam campanha de prevenção à violência
A ideia é alertar a população sobre a violência financeira contra a pessoa idosa, que só este ano, já chegou a 171 denúncias no Procon/PE.
O Procon/PE e a Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), ambos ligados à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), promovem, nesta sexta-feira, 18.03, uma campanha de prevenção à violência financeira, com panfletagem e orientações. A ação, que envolve o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciappi), vinculado à SEDH, será realizada no Mercado de Casa Amarela, das 9h às 11h, localizado na Rua Padre Lemos.
Durante as atividades, o ônibus do Procon Móvel ficará à disposição do público para dúvidas e orientações voltadas à prevenção da violência financeira contra os idosos. Entre as principais orientações estão: não fornecer senha e nem qualquer tipo de dado pessoal a desconhecidos; em caso de dúvidas sobre empréstimo consignado, procurar algum parente de sua confiança ou um órgão de defesa do consumidor; atentar com relação às informações repassadas pelas financeiras, além de ter cuidado também com o uso indevido do cartão de crédito.
De acordo com o Procon/PE, de 1º de janeiro a 17 de março de 2022, o órgão registrou 171 reclamações relativas a empréstimos consignados, envolvendo pessoas de 61 a 70 anos. Já em 2021, somam-se 296 reclamações.
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Procon Móvel orienta população no Dia do Consumidor
O ônibus do Procon Móvel aportou, nesta terça-feira, 15, Dia internacional do Consumidor, na praça da Independência, Centro do Recife. O veículo veio com equipe de quatro pessoas para receber a população, tirar dúvidas, orientar e prestar esclarecimentos sobre diversas questões de relação de consumo.
Entre as dúvidas mais frequentes do consumidor, destaca-se, o empréstimo consignado, seguido da garantia estendida, cobranças indevidas e produtos com defeito. O atendimento do Procon Móvel faz parte da programação do Dia do Consumidor, que ainda conta com mutirão de negociação de débitos com a Neoenergia e a Compesa.
De acordo com Danyelle Sena, gerente geral do Procon/PE, os serviços prestados pelo veículo à população auxiliam na resolução de problemas de compra e venda, de forma rápida e segura, e deixam os consumidores informados sobre os seus direitos.
FOTOS: Divulgação
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