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Dia das Crianças: Procon-PE aponta diferença de preço superior a 200% durante pesquisa de preço
À medida que o Dia das Crianças se aproxima, a busca pelo presente perfeito para os pequenos se intensifica. Com o intuito de ajudar os consumidores nessa tarefa, o Procon-PE conduziu uma pesquisa de preços, entre os dias 3 e 04, deste mês, em lojas dos shoppings da Região Metropolitana do Recife (RMR), sendo eles: Shopping Recife, Shopping Rio Mar, Shopping Tacaruna, Shopping Centers Patteo de Olinda e North Way de Paulista, além do comércio do bairro de Boa Viagem. A pesquisa ainda contemplou um total de 50 itens, como: bonecas e bonecos, jogos recreativos, bicicletas, patins, skates, patinetes e carrinhos para passeio infantil.
Entre os itens que apresentaram uma grande variação de preço, estão a bicicleta, o carrinho para passeio infantil e o skate, a depender da marca e características destes produtos, os preços podem sofrer oscilações. Com uma variação de 220,16%, a bicicleta aro 12, foi encontrada, em seu menor valor, por R$199,90 e, em seu maior, por R$ 639,99. O carrinho para passeio infantil, foi encontrado, em seu menor valor, por R$ 420,00 e, em seu maior, por 1.199,00. Totalizando uma diferença percentual de 185,48%. Já o skate, aparece na lista com uma variação de 150,01%, podendo ser encontrado em seu menor valor por R$159,99 e, o seu maior valor, por R$399,99.
As bonecas, também aparecem na lista com uma variação que chama atenção,a exemplo da boneca Polly Pocket Mattel, que em seu menor valor, foi encontrada por, R$ 19,99, e em seu maior valor, R$59,00, gerando uma diferença percentual de 195,15%. A versão da boneca barbie filme, apresentou uma variação percentual de 130,77%, sendo R$259,99 o seu menor valor, e R$599,99, o seu maior.
Jogos de tabuleiro, também sofrem com as variações de preço, a exemplo do cara a cara, que em seu menor valor, foi encontrado por R$ 99,99 e, em seu maior valor, por R$ 269,99, gerando uma diferença percentual de 170.02%. Na mesma categoria, O jogo imagem e ação 2, apresentou uma variação de 112,51%, sendo encontrado, em seu menor valor, por R$ 79,99 e, em seu maior, por R$ 169,99. Para desenvolver as habilidades de negociação, algumas crianças e adultos, jogam o Banco Imobiliário que, por sua vez, aparece na lista com uma diferença de 107,70%, podendo ser encontrado em seu menor valor, por R$129,99 e, o seu maior valor, por R$269,99.
“A pesquisa de preço é uma ferramenta, para que o consumidor possa fazer a melhor escolha, sem comprometer o seu orçamento. Todos os produtos pesquisados, contam com o selo do Inmetro, isso traz tranquilidade em relação a qualidade. A principal dica é: pesquisar! ”, disse a Gerente de Fiscalização do Procon-PE, Liliane Amaral.
Publicado em 09/10/2023
Foto: Divulgação/Procon-PE
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Procon-PE aponta terceira queda seguida nos valores da cesta básica, após pesquisa de preços
Impacto sobre o salário mínimo é o menor desde abril
Durante uma pesquisa de preços, realizada na Região Metropolitana do Recife (RMR), por agentes fiscalizadores do Procon-PE, foi identificada uma redução nos valores da cesta básica do mês de setembro, de acordo com dados fornecidos pela gerência de fiscalização é a terceira queda seguida. Desta vez, foi identificada uma redução de 0,33%, em relação ao mês de agosto, quando a cesta chegou a custar, R$ 639,26. Com a queda, o valor da cesta caiu para, R$ 637,16. Valor este, que causa um impacto de 45,12% no salário mínimo atual, que é de R$ 1.412,00.
No decorrer da pesquisa, foram identificadas algumas variações de preços entre os produtos de cerca de 400%. Com uma variação de 393,82%, o pacote de absorvente higiênico, contendo oito unidades, foi encontrado nos estabelecimentos tendo a maior variação percentual, com 393,82%, sendo R$1,78 o seu menor valor, e R$8,79, o seu maior. Na seção de higiene pessoal, o pacote contendo quatro unidades de papel higiênico, com 30 metros, se destacou entre as variações percentuais elevadas. Sendo encontrado, em seu menor valor, por R$2,29 e, em seu maior, por 9,98. Totalizando uma diferença percentual de 335,81%.
Na seção de limpeza, o sabão em pó, de 500g, também apresentou uma variação interessante. Foi encontrado com uma variação percentual de 309,24%, tendo o seu menor valor R$1,19 e, o seu maior valor, por R$4,87. No mesmo corredor, a esponja de lã de aço, em seu menor valor, R$1,19 e, em seu maior valor, R$2,75, mostrou uma diferença de 131,09%, no pacote, contendo 8 unidades.
As variações também chegaram na seção de alimentos. Nela, alguns produtos também apresentaram uma variação significativa de preços, a exemplo do quilo cebola, que foi encontrado em seu menor valor, por R$1,99 e, em seu maior valor, por R$6,59, causando uma diferença de 231,16%. Outro produto alimentício, que apresentou uma variação que chamou atenção, foi o quilo da banana pacovan ou prata (coletado sempre o menor preço), que em seu menor valor, foi encontrado por R$2,99 e, em seu maior valor, por R$8,98, gerando uma diferença percentual de 200,33%. O quilo do feijão, mulatinho ou carioca, também não escapou dessa variação, o mesmo aparece na lista com uma variação de 120%, podendo ser encontrado em seu menor valor por R$4,45 e, o seu maior valor, por R$9,79.
Além dos itens que apresentaram grandes variações, considerando os preços médios, a pesquisa também traz a informação dos produtos, que os preços caíram, de um mês para o outro. A exemplo do quilo da cebola, que em agosto pôde ser encontrado por R$ 4,48 e, em setembro, por R$ 3,21. Uma queda de 28,35%, no valor. O quilo do alho também caiu de preço. Em agosto, custava em seu menor preço, R$ 36,99 e, em agosto, foi encontrado por R$ 34,66. Uma redução percentual de 6,30%, no valor.
A pesquisa foi realizada entre os dias 23 a 27/09, e contemplou um total de 27 itens, dentre eles: alimentação, limpeza doméstica e higiene pessoal, em 26 supermercados do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe e Paulista.
>> COMPARATIVO DE PREÇOS MÉDIOS RMR: AGOSTO E SETEMBRO DE 2024 <<
Publicado em 02/10/2024
Foto: Divulgação/Procon-PE
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Procon-PE: Bancos ocupam 60% do ranking das empresas mais reclamadas do mês de julho
Montado através das reclamações feitas pelos consumidores, ao longo do mês, o ranking das empresas mais reclamadas aponta quais estão em alta no desgosto dos consumidores. Dessa vez, os bancos ocupam 60% do ranking, ocupando seis posições, entre os dez primeiros colocados, sendo alvo de 436, das 804 reclamações do ranking de julho.
As 436 reclamações dos serviços bancários, referem-se aos seguintes serviços: cobranças abusivas, para alterar ou cancelar contratos, e cobranças por serviços não solicitados. As reclamações se dividiram entre os bancos: BMG S/A, Banco Bradesco S/A, Caixa Econômica, Banco Pan S/A, Banco Santander S/A e Banco Itaú S/A. Essas reclamações equivalem a aproximadamente 55%, do total de reclamações recebidas, somente, no mês de julho.
Os setores dos serviços de água e energia, também, marcaram presença no ranking, com 232 reclamações. Já a Neoenergia, foi alvo de 167 reclamações e a Compesa, teve 65 registros. As empresas de telefonia e internet, também marcaram presença no top 10, com 136 reclamações, através da Claro S/A, com 82 contestações, e da Tim S.A, alvo dos consumidores, por 54 vezes.
O consumidor que tiver alguma queixa, em alguma relação de consumo, pode se dirigir ao Procon-PE portando os seguintes documentos: identidade, CPF e o comprovante de residência, além de documentos que comprovem a reclamação como, por exemplo, nota fiscal, ordem de serviço, fatura, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.
Em casos de dúvidas, o consumidor pode entrar em contato pelos canais de comunicação: telefone: 0800 282 1512; e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O ranking completo está disponível no site do Procon-PE: Procon.pe.gov.br.
Publicado em 16/08/2024
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Queda da cesta básica: Procon-PE aponta redução de preços pelo segundo mês seguido
Alguns itens apresentaram uma variação superior 300%
Para possibilitar que os consumidores tenham acesso ao menor preço na hora das compras, o Procon-PE, órgão ligado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), mobilizou os seus agentes fiscalizadores para realizar uma pesquisa de preços, acerca dos itens que compõem a cesta básica. Neste mês de agosto, o valor da cesta apresentou uma redução de -1,85% (R$ 12,03), em comparação com o mês de julho, quando a cesta chegou a custar, R$ 651,29. Com a redução, o impacto da cesta básica de agosto foi equivalente a 45,27% (R$ 639,26), do salário mínimo atual, de R$1.412,00.
Dentre os itens que apresentaram altas variações em seus preços, o pacote de absorvente higiênico, contendo oito unidades, foi encontrado nos estabelecimentos tendo a maior variação percentual, com 312,89%, sendo R$2,25 o seu menor valor, e R$9,29, o seu maior. Na mesma categoria de higiene pessoal, o pacote contendo quatro unidades de papel higiênico, com 30 metros, se entre as variações percentuais elevadas, sendo encontrado em seu menor valor por R$2,39, e em seu maior por 8,59, totalizando uma diferença percentual de 259,41%.
Entre os produtos de limpeza, o sabão em pó, de 500g, também apresentou uma variação interessante, 299,20%, podendo ser encontrado em seu menor valor por R$1,25 e, o seu maior valor, por R$4,99. Na mesma seção, a esponja de lã de aço, em seu menor valor, R$1,25 e, em seu maior valor, R$2,59, mostrou uma diferença de 107,20%, no pacote, contendo 8 unidades.
Na seção de itens alimentícios, alguns produtos também apresentaram uma variação significativa de preços, a exemplo do quilo da farinha de mandioca torrada, que foi encontrado em seu menor valor, por R$3,29 e, em seu maior valor, por R$8,79, causando uma diferença de 167,17%. Outro item alimentício, que apresentou uma variação que chamou atenção, foi o quilo da carne bovina, de segunda, que em seu menor valor, foi encontrado por R$14,99 e, em seu maior valor, por R$39,90, causando uma diferença de 166,18%. Além da do quilo da charque de segunda, que foi encontrado em seu menor valor, por R$22,89 e, em seu maior valor, por R$59,90, gerando uma diferença percentual de 161,69%%.
De acordo com dados fornecidos pela gerência de fiscalização, a pesquisa, também, traz um dado curioso, considerando os preços médios, alguns itens tiveram uma queda de mais de 30%, em relação ao valor do mês passado. A exemplo do quilo da cebola, que em julho pôde ser encontrado por R$ 6,82 e, em agosto, foi encontrado por R$ 4,48. Uma queda de 34,31%, no valor. O quilo da batata inglesa também caiu de preço. Em julho, custava em seu menor preço, R$ 10,25 e, em agosto, foi encontrado por R$ 8,20. Uma redução percentual de 20%, no valor. O quilo do feijão mulato ou carioca, também, mostrou uma redução no valor. Em julho custava R$ 6,51 e, em agosto, foi encontrado em seu menor preço por, R$ 5,92. Uma queda percentual de 9,06%.
A pesquisa contemplou um total de 27 itens, dentre eles: alimentação, limpeza doméstica e higiene pessoal, em 26 supermercados do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe e Paulista.
>> COMPARATIVO DE PREÇOS MÉDIOS RMR: JULHO E AGOSTO DE 2024 <<
Publicado em 09/09/2024
Foto: Divulgação/Procon-PE
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Procon-PE participa de ação em comemoração aos 202 anos do TJPE
O Procon-PE estará presente na Ação Cidadania, atividade promovida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, por meio do Núcleo de Conciliação (Nupemec), em alusão aos seus 202 anos de história. A ação ocorrerá na próxima quinta-feira, 15 de agosto, das 8h às 13h, no Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio, em Recife.
Durante o evento, o Procon Itinerante oferecerá atendimento jurídico e orientação na área de defesa do consumidor, sem a necessidade de agendamento. Os assessores estarão disponíveis para esclarecer dúvidas e fornecer informações. Em casos de queixas ou denúncias, o Procon-PE estará preparado para registrar ocorrências.
Além disso, outros serviços estarão disponíveis no local, como emissão de documentos, orientação jurídica, reconhecimento de união estável, serviços de estética, consultas médicas, exames, avaliações, orientações médicas e vacinação.
"Essa colaboração não só amplia o alcance dos serviços oferecidos à população, mas também reforça nosso compromisso com a promoção de justiça e cidadania. Ao participar da Ação Cidadania, estamos unidos em um objetivo comum: facilitar o acesso à justiça e garantir que os consumidores sejam atendidos com respeito, agilidade e precisão.”, reforçou o Gerente de Atendimento, Ewerton Farias.
Publicado em 14/08/2024
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