Procon/PE realiza fiscalização em postos de gasolina

 

Equipe do Procon/PE realizou fiscalização, na manhã desta sexta-feira, 11, em postos de gasolina do Recife, para verificar os preços praticados na venda do combustível ao consumidor, diante do aumento no valor anunciado pela Petrobrás.

Durante a ação, os fiscais entregaram aos donos dos estabelecimentos uma notificação para que apresentem as notas fiscais com os preços da compra do combustível nas distribuidoras, e com os da venda ao público consumidor. O órgão quer saber se os postos já vinham comprando o produto com aumento praticado pela distribuidora, antes do anúncio oficial.  

A equipe visitou postos de combustível em diversos bairros, como, Pina, Boa viagem, Tamarineira, Casa Forte, entre outros. De acordo com o gerente de Fiscalização do Procon/PE, Pedro Cavalcanti, o objetivo da fiscalização, nesse primeiro momento, é notificar donos de postos de gasolina e distribuidoras para que apresentem a nota fiscal do combustível vendido ao consumidor, entre os dias 09 e 11 deste mês, bem como a nota fiscal de compra na distribuidora.

Se for constatada alguma irregularidade, o Procon vai tomar as medidas cabíveis de autuação e aplicação de multa. O consumidor que quiser denunciar irregularidades pode ligar para o 0800.282.1512.

 

FOTOS E VÍDEO: Divulgação Procon/PE

 

Procon-PE divulga o ranking de reclamações no mês de Fevereiro


Em fevereiro deste ano, o Procon Pernambuco, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), recebeu mais de mil reclamações de consumidores pernambucanos de acordo com dados fornecidos pela gerência de atendimento do Procon. Entre as empresas mais reclamadas está a Neoenergia, recebendo 49 queixas, como por exemplo, a cobrança abusiva ou indevida.

O 2º lugar ficou com a empresa de telefonia Oi Móvel S/A, com 36 reclamações. O 3º ficou o Banco Bradesco, com 33 reclamações, sendo a principal delas questões relacionadas a empréstimos. Os atendimentos são realizados na sede do Procon, no Centro do Recife; nas unidades de Olinda, no Shopping Patteo e em Petrolina, no prédio da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE).

O consumidor deve fazer o agendamento através do site: www.procon.pe.gov.br. Para o atendimento é necessário: carteira de identidade, CPF e o comprovante de residência, além de  documentos que comprovem a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, fatura, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.

Outras informações, o órgão disponibiliza os seguintes canais de comunicação: telefone: 0800 282 1512; WhatsApp 3181.7000; e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; instagram: @proconpe.

Ranking das 10 empresas mais reclamadas (Fevereiro de 2022):


1º Neonergia  - 49
2º Oi Móvel S/A  - 36
3º Banco Bradesco S.A - 33
4º Banco BMG S.A - 30
5º Compesa  - 21
6 º Oi S/A  -21
7º Caixa Econômica S.A - 20
8º Sansung  -18
9º Banco Santander S.A - 17
10º Mercado Pago S.A - 15

 

FOTO: Surama Negromonte

 

Procon/PE fiscaliza serviços de salão de beleza e oficinas

O Procon/PE realizou fiscalização, nesta terça-feira, 08, em dois tipos de estabelecimentos: salão de beleza e oficinas automotivas. O objetivo da ação foi verificar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor com relação a exposição da tabela de preços dos produtos e serviços. A ausência da tabela tem sido verificada nas fiscalizações.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, os preços dos produtos expostos a venda, devem ficar sempre visíveis enquanto o estabelecimento estiver aberto ao público. Duas oficinas, uma na Imbiribeira e a outra em Afogados, foram autuadas pelos fiscais por falta da exposição dos preços. Já nos salões de beleza, nos bairros do Pina e Boa Viagem, não foi encontrada irregularidade, foram reforçadas as orientações quanto a precificação e aos protocolos de prevenção à Covid-19.

Para denúncias de irregularidades, o Procon disponibiliza o 0800.282.1512

FOTOS: Divulgação

Procon /PE registra aumento da cesta básica em fevereiro, com impacto de quase 50% no salário mínimo

A pesquisa da cesta básica realizada por fiscais do Procon Pernambuco na Região Metropolitana do Recife (RMR) e nos municípios de Goiana, Gravatá, Vitória de Santo Antão, Carpina e Palmares demonstrou um aumento no valor em comparação com o mês de janeiro de 2022.

Na RMR, a cesta passou de R$ 571,94, para R$ 586,61, em fevereiro deste ano, um aumento percentual de 2,56%. O impacto no salário mínimo do consumidor, chegou a 48,40%. Entre as outras cidades pesquisadas, a cesta da RMR foi a que teve o maior aumento. De acordo com Danyelle Sena, gerente geral do Procon/PE, a pesquisa de preços faz um comparativo dos valores de vários produtos para o consumidor, possibilitando uma economia na hora da compra.

A pesquisa monitora o total de 27 itens, sendo 19 de alimentação, quatro de limpeza doméstica e quatro de higiene pessoal. Os fiscais do órgão passam por 74 estabelecimentos, onde são comparados os valores, considerando as diferenças entre os estabelecimentos pesquisados e os maiores e menores valores encontrados. O órgão destaca também o comparativo dos preços por estabelecimentos. Entre os itens que mais variaram está a salsicha, com uma diferença de 200% entre o menor e maior preço. O quilo foi encontrado por R$ 7,66 em um local e R$ 22,98 em outro.

Em segundo lugar, vem a farinha de mandioca, com aumento de 179,64% o quilo. De R$ 2,75 passou para R$ 7,69. Com relação ao mês anterior, no comparativo dos menores preços, o quilo do frango inteiro diminuiu 26,61%. De R$ 8,98 foi encontrado R$ R$ 6,59. No item de higiene pessoal, a pasta de dente também baixou de um mês para outro, de R$ 1,36 para R$ 1,19. A pesquisa é calculada com base em uma família de quatro pessoas.

Mais dados comparativos são disponibilizados no site do Procon-PE (www.procon.pe.gov.br).

 

PESQUISA

 

FOTOS: Divulgação  Procon /PE

 

 

Dívidas com bancos podem ser solucionadas no mutirão do Procon/PE em parceria com a Febraban

Pendências financeiras com cartões de crédito, empréstimos bancários, financiamentos podem ser resolvidas no Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, que o Procon/PE iniciou,nessa segunda-feira, 07, em parceria com a  Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central e Secretaria Nacional do Consumidor.

O atendimento é realizado na sede do órgão, que fica na rua Floriano Peixoto, 141, bairro de São José, e segue até o dia 31 de março. Mais de 160 instituições financeiras participam da ação que envolve os Procons de todo o Brasil.

De acordo com a gerente geral do Procon/PE, Danyelle Sena, as dívidas negociadas durante o mutirão são vinculadas a bancos, e o atendimento é das 8h às 16h. Outras informações podem ser adquiridas pelo 0800.282.1512.

 

FOTOS: Surama Negromonte