Procon Móvel e Centro Integrado de Atenção ao Idoso realizam campanha de prevenção à violência

 A ideia é alertar a população sobre a violência financeira contra a pessoa idosa, que só este ano, já chegou a 171 denúncias no Procon/PE.



O Procon/PE e a Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), ambos ligados à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), promovem, nesta sexta-feira, 18.03, uma campanha de prevenção à violência financeira, com panfletagem e orientações. A ação, que envolve o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciappi), vinculado à SEDH, será realizada no Mercado de Casa Amarela, das 9h às 11h, localizado na Rua Padre Lemos.

Durante as atividades, o ônibus do Procon Móvel ficará à disposição do público para dúvidas e orientações voltadas à prevenção da violência financeira contra os idosos. Entre as principais orientações estão: não fornecer senha e nem qualquer tipo de dado pessoal a desconhecidos; em caso de dúvidas sobre empréstimo consignado, procurar algum parente de sua confiança ou um órgão de defesa do consumidor; atentar com relação às informações repassadas pelas financeiras, além de ter cuidado também com o uso indevido do cartão de crédito.  

De acordo com o Procon/PE, de 1º de janeiro a 17 de março de 2022, o órgão registrou 171 reclamações relativas a empréstimos consignados, envolvendo pessoas de 61 a 70 anos. Já em 2021, somam-se 296 reclamações.

Procon/PE negocia débitos em até 80% com a Compesa 
Os interessados em negociar dívidas com a Compesa, têm até esta sexta-feira, 18.03. A ação, para lembrar a Semana do Consumidor, ocorre na sede do Procon/PE, no Bairro de São José. O órgão realiza negociações com a companhia oferecendo descontos para pessoas físicas e jurídicas de até 80%.

Um dos usuários que saiu satisfeito foi João Fernandes do Nascimento, 52 anos, que teve seu débito negociado de R$ 10.851,37 para R$ 1.500.  O atendimento é realizado na sede do Procon/PE, que fica na Rua Floriano Peixoto, 141. Bairro de São José, no horário das 9h às 12h e das 13h às 16h. Outras informações pelo 0800.282.1512 as 13h às 16h. Outras informações pelo 0800.282. 1512.
 
FOTOS: Divulgação Procon/PE 

Na semana do Consumidor, Procon/PE negocia dívidas com Neoenergia

 

A partir desta segunda-feira, 14 até a quarta, 16, o Procon/PE realiza negociações de dívidas com a Neoenergia, para auxiliar o usuário que tem mais de duas contas em aberto. O serviço marca a programação do Dia do Consumidor, 15 de março.

De acordo com órgão, as negociações com a Neoenergia podem ser feitas por consumidores  residenciais ou de empresas. No caso de dívidas residenciais, a negociação é realizada com entrada de 20% do valor devido, o restante pode ser pago em até 11 vezes. Já para as empresas, o consumidor dá 30% de entrada e o restante divide em cinco vezes.

O atendimento é realizado na sede do órgão, que fica na Rua Floriano Peixoto, 141 - São José, e segue até o dia 16 de março, no horário das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Dentro da programação do Dia do Consumidor, também nesta terça-feira, 15, o Procon Móvel estará na Praça da Independência,  à disposição do público para orientações e dúvidas, das 9h às 14h.  E na quinta, 17 e sexta-feira, 18, a programação segue com negociação de dívidas com a Compesa, na sede do Procon. Outras informações pelo 0800.282. 1512.

 

FOTOS: Divulgação

 

Procon Móvel orienta população no Dia do Consumidor

 

O ônibus do Procon Móvel aportou, nesta terça-feira, 15, Dia internacional do Consumidor, na praça da Independência, Centro do Recife. O veículo veio com equipe de quatro pessoas para receber a população, tirar dúvidas, orientar e prestar esclarecimentos sobre diversas questões de relação de consumo.


Entre as dúvidas mais frequentes do consumidor, destaca-se, o empréstimo consignado, seguido da garantia estendida, cobranças indevidas e produtos com defeito. O atendimento do Procon Móvel faz parte da programação do Dia do Consumidor, que ainda conta com mutirão de negociação de débitos com a Neoenergia e a Compesa.

De acordo com Danyelle Sena, gerente geral do Procon/PE, os serviços prestados pelo veículo à população auxiliam na resolução de problemas de compra e venda, de forma rápida e segura, e deixam os consumidores informados sobre os seus direitos.

 

FOTOS: Divulgação

 

Procon/PE comemora Dia do Consumidor com serviços

Para marcar o Dia Internacional do Consumidor, 15 de março, o Procon /PE  programou  alguns serviços de atendimento específicos para negociação de débitos com energia e água.

Nesta segunda-feira, 14,  terça, 15 e quarta-feira,16, o usuário em débito com a Neoenergia poderá realizar  negociação , na sede do órgão, bairro de São José, das 9h às 16h. Vinte fichas serão distribuídas diariamente.

Também na terça, 15, o Procon Móvel estará na Praça da Independência,  à disposição do consumidor, para esclarecimentos de dúvidas e orientações, no horário das 9h às 14h.

E na quinta, 17, e sexta-feira, 18, tem  negociação com a Compesa, das 9h às 16h.   Vinte fichas serão entregues por dia.  

 

Serviços:

Dias 14, 15 e 16.03- Negociação com a Neoenergia.

Local: Procon - Rua Floriano Peixoto, 141. Bairro de São José.

Horário: 9h às 16h

20 fichas/dia

.

Dia 15.03- Procon Móvel

Local: Praça da Independência.

Horário: 9h  às 14h

 

Dias 17 e 18.03 - Negociação com a Compesa.

Local: Procon - Rua Floriano Peixoto, 141. Bairro de São José.

Horário: 9h às 16h.

20 fichas/ dia.

 

Foto: Surama Negromonte

Â