Procon-PE divulga o ranking de reclamações no mês de Fevereiro


Em fevereiro deste ano, o Procon Pernambuco, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), recebeu mais de mil reclamações de consumidores pernambucanos de acordo com dados fornecidos pela gerência de atendimento do Procon. Entre as empresas mais reclamadas está a Neoenergia, recebendo 49 queixas, como por exemplo, a cobrança abusiva ou indevida.

O 2º lugar ficou com a empresa de telefonia Oi Móvel S/A, com 36 reclamações. O 3º ficou o Banco Bradesco, com 33 reclamações, sendo a principal delas questões relacionadas a empréstimos. Os atendimentos são realizados na sede do Procon, no Centro do Recife; nas unidades de Olinda, no Shopping Patteo e em Petrolina, no prédio da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE).

O consumidor deve fazer o agendamento através do site: www.procon.pe.gov.br. Para o atendimento é necessário: carteira de identidade, CPF e o comprovante de residência, além de  documentos que comprovem a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, fatura, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.

Outras informações, o órgão disponibiliza os seguintes canais de comunicação: telefone: 0800 282 1512; WhatsApp 3181.7000; e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; instagram: @proconpe.

Ranking das 10 empresas mais reclamadas (Fevereiro de 2022):


1º Neonergia  - 49
2º Oi Móvel S/A  - 36
3º Banco Bradesco S.A - 33
4º Banco BMG S.A - 30
5º Compesa  - 21
6 º Oi S/A  -21
7º Caixa Econômica S.A - 20
8º Sansung  -18
9º Banco Santander S.A - 17
10º Mercado Pago S.A - 15

 

FOTO: Surama Negromonte

 

Procon /PE registra aumento da cesta básica em fevereiro, com impacto de quase 50% no salário mínimo

A pesquisa da cesta básica realizada por fiscais do Procon Pernambuco na Região Metropolitana do Recife (RMR) e nos municípios de Goiana, Gravatá, Vitória de Santo Antão, Carpina e Palmares demonstrou um aumento no valor em comparação com o mês de janeiro de 2022.

Na RMR, a cesta passou de R$ 571,94, para R$ 586,61, em fevereiro deste ano, um aumento percentual de 2,56%. O impacto no salário mínimo do consumidor, chegou a 48,40%. Entre as outras cidades pesquisadas, a cesta da RMR foi a que teve o maior aumento. De acordo com Danyelle Sena, gerente geral do Procon/PE, a pesquisa de preços faz um comparativo dos valores de vários produtos para o consumidor, possibilitando uma economia na hora da compra.

A pesquisa monitora o total de 27 itens, sendo 19 de alimentação, quatro de limpeza doméstica e quatro de higiene pessoal. Os fiscais do órgão passam por 74 estabelecimentos, onde são comparados os valores, considerando as diferenças entre os estabelecimentos pesquisados e os maiores e menores valores encontrados. O órgão destaca também o comparativo dos preços por estabelecimentos. Entre os itens que mais variaram está a salsicha, com uma diferença de 200% entre o menor e maior preço. O quilo foi encontrado por R$ 7,66 em um local e R$ 22,98 em outro.

Em segundo lugar, vem a farinha de mandioca, com aumento de 179,64% o quilo. De R$ 2,75 passou para R$ 7,69. Com relação ao mês anterior, no comparativo dos menores preços, o quilo do frango inteiro diminuiu 26,61%. De R$ 8,98 foi encontrado R$ R$ 6,59. No item de higiene pessoal, a pasta de dente também baixou de um mês para outro, de R$ 1,36 para R$ 1,19. A pesquisa é calculada com base em uma família de quatro pessoas.

Mais dados comparativos são disponibilizados no site do Procon-PE (www.procon.pe.gov.br).

 

PESQUISA

 

FOTOS: Divulgação  Procon /PE

 

 

Dívidas com bancos podem ser solucionadas no mutirão do Procon/PE em parceria com a Febraban

Pendências financeiras com cartões de crédito, empréstimos bancários, financiamentos podem ser resolvidas no Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, que o Procon/PE iniciou,nessa segunda-feira, 07, em parceria com a  Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central e Secretaria Nacional do Consumidor.

O atendimento é realizado na sede do órgão, que fica na rua Floriano Peixoto, 141, bairro de São José, e segue até o dia 31 de março. Mais de 160 instituições financeiras participam da ação que envolve os Procons de todo o Brasil.

De acordo com a gerente geral do Procon/PE, Danyelle Sena, as dívidas negociadas durante o mutirão são vinculadas a bancos, e o atendimento é das 8h às 16h. Outras informações podem ser adquiridas pelo 0800.282.1512.

 

FOTOS: Surama Negromonte

 

Procon/PE fiscaliza serviços de salão de beleza e oficinas

O Procon/PE realizou fiscalização, nesta terça-feira, 08, em dois tipos de estabelecimentos: salão de beleza e oficinas automotivas. O objetivo da ação foi verificar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor com relação a exposição da tabela de preços dos produtos e serviços. A ausência da tabela tem sido verificada nas fiscalizações.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, os preços dos produtos expostos a venda, devem ficar sempre visíveis enquanto o estabelecimento estiver aberto ao público. Duas oficinas, uma na Imbiribeira e a outra em Afogados, foram autuadas pelos fiscais por falta da exposição dos preços. Já nos salões de beleza, nos bairros do Pina e Boa Viagem, não foi encontrada irregularidade, foram reforçadas as orientações quanto a precificação e aos protocolos de prevenção à Covid-19.

Para denúncias de irregularidades, o Procon disponibiliza o 0800.282.1512

FOTOS: Divulgação

Procon/PE interdita lojas de celular no centro do Recife e em Vitória de Santo Antão

 

Equipes do Procon/PE e da Delegacia de Repressão ao Estelionato autuaram e interditaram, na manhã desta quinta-feira, 03, a loja Casa do Celular, no centro do Recife; e no município de Vitória de Santo Antão.

Os dois estabelecimentos praticavam diversas irregularidades contra os consumidores. Entre elas: venda sem nota fiscal, fraude na entrega do produto, aparelhos sem o selo da Anatel, prática de financiamento e cartão de crédito irregulares, além de instalação de um aplicativo nos celulares, que bloqueava o aparelho em caso de atraso do financiamento.

Os responsáveis pelos estabelecimentos foram encaminhados à delegacia e os celulares apreendidos com o apoio de uma equipe da Secretaria da Fazenda. De acordo com Danyelle Sena, gerente geral do Procon/PE, 150 denúncias com relação as lojas chegaram ao órgão este ano, por isso viemos autuar. No entanto, as outras sete unidades do grupo também serão fiscalizadas. As pessoas que se sentirem prejudicadas podem recorrer ao atendimento do Procon/PE, ligar para o 0800.282.1512 ou o 3181.7000 (whatsapp).

 

FOTOS: Surama Negromonte

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