Semana Santa:  "Procon-PE revela que consumidores podem pagar até 195,14% a mais por produtos na Páscoa”

 

Pescados, vinho e  azeites, esses são alguns dos produtos mais comuns na mesa do consumidor durante a quaresma. Pensando nisso, o Procon-PE, órgão ligado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, enviou seus agentes fiscalizadores aos estabelecimentos comerciais do Recife, para realizar uma pesquisa com os alimentos mais consumidos no período da semana santa.

 

Durante a pesquisa, foi identificada uma variação percentual de 195,14%, que foi o caso do leite de coco 200ml, chegando a R$ 8,50, no seu maior preço, e a R$ 2,88, no seu menor preço. Ainda nos produtos de mercearia, o azeite de dendê também figurou entre os produtos que se destacaram pela alta variação de preços, em um estabelecimento, o azeite foi encontrado por R$ 19,30, em seu maior preço, e em outro local por R$ 8,29 em seu menor preço, configurando uma diferença percentual de 132,81%.

 

Os pescados apresentaram uma variação que chamou atenção, o quilo do camarão cinza com casca e cabeça, apresentou uma variação de 182,16%, sendo encontrado em seu maior preço por R$ 75,90, e em seu menor preço por R$ 26,90. Com uma variação de 174,75%, o quilo da posta de pescada amarela, foi encontrado em seu maior preço por R$ 109,90, e em seu menor preço por R$ 40,00.

 

Não podendo ficar fora de qualquer lista de produtos da quaresma, o quilo do bacalhau saithe, foi encontrado em seu maior preço por R$ 59,90, e em seu menor preço por R$ 32,98, gerando uma diferença percentual de 81,63%. A garrafa de vinho tinto seco 750ml, apresentou uma variação de 100,09%, sendo encontrada em seu maior preço por R$ 22,99, e em seu menor preço por R$ 11,49.

A pesquisa contemplou um total de 39 alimentos sendo eles: peixes, crustáceos e produtos de mercearia, e foi realizada entre os dias 18 e 22/03, em 13 estabelecimentos do Recife.

 

 

Publicado em 27/03/2024

Meio Amargo: Procon-PE aponta variação de 89.08% em pesquisa de Ovos de Páscoa

 

Com a chegada da Páscoa, os consumidores correm para as lojas para garantir aquele ovo de páscoa ou caixa de chocolates. Pensando nisso, o Procon-PE, órgão ligado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, realizou entre os dias 18 e 22/03, uma pesquisa de preços de Ovos de Páscoa, onde  foram pesquisados 37 tipos, de diferentes marcas e tamanho, além de  três tipos de caixas de chocolates, em 11 estabelecimentos do Recife.

 

Durante a pesquisa, foi identificada uma variação percentual de 89,08%, onde um ovo do Unicórnio, da marca Arcor, com 100g, que vem com um slime de brinde, foi o que apresentou maior variação de preço, com 89,08%, chegando a R$ 65,99, no seu maior preço, e a R$ 34,90, no seu menor preço. Em seguida, o BIS, com 318g, da Lacta, foi o ovo que apresentou maior variação. Ele foi encontrado por R$ 80,85, no seu maior preço, e a R$ 49,90, no seu menor preço, configurando uma diferença percentual de 62,02%. Em terceiro lugar, com 55,51%, está o ovo Diamante Negro, com 300g, da Lacta. Ele foi encontrado no seu maior preço, por R$ 80,85 e, no seu menor preço, por R$ 51,99.

 

A pesquisa ainda contemplou as caixas de chocolate que, além da variedade de sabores, também, foram alvo da variedade de preço. A Caixa de Especialidades de Bombons, da Nestlé, com 251g, aparece na pesquisa com uma variação 46,70%. Sendo encontrada, em seu menor preço, por R$ 10,90 e, em seu preço mais alto, por R$ 15,99. A mesma variação foi identificada para a Caixa de Bombons Garotices, com 250g, da Garoto, que foi encontrada por R$ 10,90, em seu menor preço, e por R$ 15,99, no seu maior preço. A Caixa de Chocolates Favoritos, com de 250g, da Lacta, foi encontrada por R$ 10,99, em seu menor preço e, em seu maior, por R$ 15,79.

 

“Diferente do trabalho que realizamos, mensalmente, com as pesquisas da cesta básica, essa pesquisa de Ovos de Páscoa é fundamental, pois a Páscoa acontece, apenas, uma vez ao ano. Nossa pesquisa dá a oportunidade do consumidor garantir o menor preço na hora de comprar uma doce lembrança, pagando menos”, comentou a Gerente de Fiscalização, do Procon-PE,  Liliane Amaral.

 

O consumidor que tiver alguma reclamação, deve ir na sede do Procon-PE, localizado na Rua Floriano Peixoto, 144, Bairro de Santo Antônio. Ou procurar atendimento em um dos Expressos Cidadãos, localizados nos Shoppings Boa Vista, Rio Mar, Patteo Olinda.

Publicado em 26/03/2024

Oportunidade: Procon-PE realiza o Mutirão de Renegociação de Dívidas em alusão ao dia do Consumidor

 

Em alusão ao Dia do Consumidor, na próxima sexta-feira (15), o Procon-PE realiza o Mutirão de Renegociação de Dívidas. A ação, que visa oferecer ao consumidor a oportunidade de quitar suas dívidas e voltar a ter seu nome limpo na praça, acontece na próxima segunda-feira (11), e segue durante toda a semana, das 8h às 14h, na sede do órgão, localizado na Rua Floriano Peixoto, 141, Bairro de Santo Antônio.

 

A mesma ação, também, acontece nos dias 26 e 27, no Agreste, em Santa Cruz do Capibaribe, na Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na Avenida Padre Zuzinha, 178, Centro, com o intuito de descentralizar as ações pelo estado, seguindo a orientação da Governadora Raquel Lyra.

 

Na ocasião, os consumidores terão a oportunidade de negociar suas dívidas com os principais bancos, além das empresas de telefonia e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

 

Publicado em 08/03/2024

Procon-PE e Empetur lançam a cartilha do Direito do Consumidor Turista

 

 

Com o objetivo de tornar-se um destino mais justo para os turistas, a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e o Procon-PE lançaram nesta terça-feira (19), a cartilha dos Direitos do Consumidor Turista.

 

“É extremamente importante que os turistas estejam bem informados sobre seus direitos como consumidores. Criamos uma cartilha com linguagem objetiva e compacta para que o visitante carregue consigo para consultá-la sempre que preciso", comenta o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

 

“O lançamento dessa cartilha só vem ratificar a parceria que vem acontecendo, entre a Empetur e o Procon, em várias ações. É importante que o turista tenha a segurança de que, seus direitos, como consumidor, estão sendo garantidos em Pernambuco, através do Procon-PE, para que volte mais vezes ao nosso Estado”, destaca o Secretário de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Anselmo Araújo, durante o lançamento que contou com a presença da Secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joana Figueirêdo, Gerente Geral do Procon-PE, Hugo Souza, Gerente de Fiscalização, Liliane Amaral, Gerente de Atendimento, Ewerton Farias e Gerente Jurídico, Antônio Carlos, além do vice-presidente da Empetur, Diogo Melo.

 

O material expõe o tema de forma objetiva, com tópicos do direito do consumidor no segmento turístico, trazendo informações sobre as relações de consumo em hospedagem, alimentação, lazer, meios de transporte, pacotes de turismo, voos e compras. A cartilha conta, ainda, com orientações de localização de Procons e das delegacias do (turista e do consumidor).

 

Ao todo foram produzidas 20 mil unidades e serão disponibilizados nos Centro de Atendimento ao Turista do Aeroporto do Recife, TIP, Praça do Arsenal e pelo Procon-PE.

 

 

Publicado em 20/03/2024

Procon-PE participa da  33º reunião da Senacon com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor

 

O Procon-PE, órgão ligado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, está participando da 33º reunião da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), que acontece em Salvador. Durante os dois dias da iniciativa, o órgão está sendo representado pelo Secretário Executivo de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Anselmo Araújo e, também, pelo Gerente de Atendimento do Procon-PE, Ewerton Farias.

 

A ação busca promover a interação entre as instituições que integram o SNDC de todo Brasil, além de proporcionar debates para a troca de experiência entre os servidores dos Procons presentes. “A participação do Procon PE, como de todo os outros Procons do Brasil, nessas reuniões ordinárias da Senacon, é de grande valia, pois temos a oportunidade de debater as principais violações à legislação consumerista em todo o país, as infrações mais recorrentes nos estados, bem como a oportunidade de aprendizado, na troca de experiências e nos debates sobre temas de grande relevância, na defesa dos consumidores”, avaliou ANselmo Araújo.

 

A programação da reunião inclui painéis com os seguintes temas: Proteção das Mulheres nas Relações de Consumo, Superendividamento nas Relações de Consumo e Lançamento do Renegocia, 2º edição, Racismo nas Relações de Consumo e, por fim, Atuação do SNDC Junto às Concessionárias de Energia.

 

Publicado em 08/03/2024