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Ipem-PE e Procon fiscalizam postos de combustÃveis e encontram irregularidades
O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) e o Procon Pernambuco, órgãos vinculados à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), realizaram uma fiscalização conjunta, nesta quinta-feira (04.11). A ação teve o objetivo de proteger o consumidor de possÃveis irregularidades que causem prejuÃzo.
Durante a blitz, fiscais do Ipem-PE verificaram 51 bicos injetores de combustÃvel, dos quais seis foram reprovados. Entre as irregularidades detectadas estavam:  ausência de lacre no densÃmetro e bomba em mau estado de conservação, apresentando vazamento. Dois postos foram notificados e têm até 10 dias para fazer o reparo no equipamento.
De caráter obrigatório, as verificações periódicas são efetuadas anualmente e sempre que o equipamento sofrer algum reparo ou manutenção. A verificação da bomba consiste em uma série de procedimentos a começar pela inspeção visual, onde são verificadas as inscrições obrigatórias, funcionamento, conservação, lacres e selo do Inmetro. Em seguida iniciam-se os ensaios de volumetria, nos quais os fiscais do instituto verificam se existe algum defeito ou adulteração que interfira na quantidade de combustÃvel entregue ao consumidor.
Já os fiscais do Órgão de Defesa do Consumidor de Pernambuco vistoriaram os produtos expostos próximos às bombas e as lojas de conveniências. Três estabelecimentos comerciais foram autuados após os fiscais constatarem produtos fora da validade. Entre produtos para automóveis, como limpador de para-brisa, e alimentos: refrigerantes, cervejas e salgados se encontravam impróprios para o consumo. Todos foram descartados logo em seguida pela equipe, e os estabelecimentos responderão administrativamente ao Procon-PE.
"Estamos intensificando as ações de fiscalização junto com as equipes do Ipem e do Procon para combater as irregularidades por parte dos comerciantes. A exatidão das medições de bombas de combustÃveis é fundamental para evitar prejuÃzo ao consumidor", esclarece Pedro Eurico, Secretário de Justiça e Direitos Humanos.
O consumidor que suspeitar de alguma irregularidade pode entrar em contato com a ouvidoria do Ipem-PE pelo 0800 081 1526 ou através do formulário de denúncia no site www.ipem.pe.gov.br. Para denunciar junto ao Procon, o consumidor deve agendar seu atendimento através do site: www.procon.pe.gov.br. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 0800.282.1512 ou pelo whatsapp do órgão: 81 3181.7000.
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Imagem: Divulgação | Procon-PEÂ
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 Fiscalizações do Procon-PE encontram produtos vencidos em supermercados da RMRÂ
As fiscalizações do Procon Pernambuco, órgão ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), tiveram continuidade, nesta semana, em padarias e açougues da Região Metropolitana do Recife (RMR) para verificação dos cumprimentos de medidas preventivas contra a Covid-19 e para inspecionar se há vendas de produtos inadequados para o consumo.Â
Durante esta semana de fiscalização, foram encontradas irregularidades em alguns estabelecimentos, como no Preço Bom Supermercado, localizado na Av. Presidente Kennedy, no Bairro de Peixinhos, em Olinda. No ato da fiscalização, foram encontrados mais de 100 alimentos expostos para venda com data de validade vencidas, entre garrafas de iogurte e caixas de creme chantilly.
Ainda em Olinda, no Supermercado Popular, localizado na Av. Cel Frederico Lundgren, no bairro de Rio Doce, foram encontrados pacotes de biscoitos, caixas de creme de leite e embalagens de salsichas fora do vencimento.Â
Já em Areias, na Avenida Recife, no LÃder Supermercado, além de terem sido encontrados cerca de 70 alimentos vencidos, no estabelecimento foram constatados 15 produtos sem identificação de precificação. Entre os produtos vencidos constavam latas de cervejas, bolos e batatas fritas.
Durante o ato de fiscalização, os produtos encontrados com algum tipo de irregularidade são descartados de imediato por nossas equipes. Não vamos deixar que o consumidor pague por um produto de consumo impróprio, por isso continuaremos realizando fiscalizações nesses estabelecimentos, afirma Pedro Eurico.Â
Todos os estabelecimentos foram autuados pelo Órgão de Defesa do Consumidor de Pernambuco, onde terão um prazo de 10 dias para apresentar suas defesas. A depender da análise dos processos, os mercados poderão pagar uma multa que varia de mil a 9 milhões de reais.Â
Fernando de Noronha - Nesta terça (26) e quarta-feira (27), servidores do Procon Pernambuco estiveram presentes no Arquipélago de Fernando de Noronha para realizar diligências operacionais do órgão. Foram realizadas audiências de conciliação, além de fiscalização educativa em mercadinhos e entrega de notificação no posto de gasolina da Ilha - referente ao aumento de preço, foi solicitado para que seja apresentado junto ao Órgão as notas fiscais e preços praticados no dia 25/10.
Durante as fiscalizações, um mercado foi autuado, trata-se do Mercadinho da Ilha, localizado na Vila do Trinta. No local, foram encontrados cerca de 8kg de costela bovina vencidas.
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Procon móvel estaciona no bairro de PeixinhosÂ
O Procon no meu bairro", ação do Procon Pernambuco, órgão ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), segue levando atendimentos aos bairros da RMR. Durante os dias 26 e 27 de outubro, a ação estará no bairro de Peixinhos, na Rua Antônio da Costa Azevedo, próximo ao Mercado Público de Peixinhos. A população pode ser atendida das 09h às 13h, sem a necessidade de agendamento.
A ação já esteve no bairro de Beberibe, na Zona Norte do Recife, onde durante dois dias de atendimento mais de 100 pessoas puderam receber orientações sobre os direitos do consumidor, abrir reclamações, encaminhar denúncias e negociar dÃvidas com bancos e empresas de telefonias.
Com o mesmo serviço oferecido em nossa sede, o Procon no meu bairro chega nos bairros com o intuito de aproximar o nosso atendimento a toda população. Reafirmando o compromisso do Procon-PE em ajudar a todos em relação aos seus direitos como consumidores, ressalta Pedro Eurico, o Secretário de Justiça e Direitos Humanos.
O Procon-PE ressalta que os atendimentos agendados tanto na sede como em qualquer outra unidade, continuam do mesmo jeito. Mas apenas as negociações de dÃvidas com bancos e empresas de telefonia estão sendo ofertadas no Procon Móvel.Â
DOCUMENTAÇÃO - Para participar das negociações é necessário apresentar a original e cópia da carteira de identidade, CPF e o comprovante de residência, além de documentos que possam comprovar a dÃvida, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento e/ou contrato, número de protocolo, entre outros. Caso no documento conste o nome de outra pessoa, que não seja o titular, é preciso procuração reconhecida em cartório para a representação.Â
Imagem de apoio: Ray Evllyn | SJDH
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Três financeiras são interditadas pelo Procon-PE
Nesta semana, equipes do Procon Pernambuco, órgão ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), têm realizado fiscalizações para inspecionar correspondentes financeiras da Região Metropolitana do Recife (RMR), verificando se estão com as documentações necessárias para funcionamento e se seguem as normas previstas na resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil.
Nesta segunda-feira (25), dois estabelecimentos do Grupo Banco BMG, um localizado em Casa Caiada, no municÃpio de Olinda, e outro no Janga, na cidade de Paulista, foram interditados pelos fiscais do Procon-PE. Ambos estabelecimentos atuavam sem CNPJ, além de apresentarem divergências nos documentos apresentados para funcionamento como correspondente bancário.
Já nesta quarta-feira (27), uma financeira foi interditada e três autuadas no MunicÃpio de Jaboatão dos Guararapes. A Crédita Empréstimo, situada em Piedade, foi autuada e interditada após ter sido constatadas irregularidades nas normas sobre a contratação de correspondentes do Banco Central do Brasil e por não possuir CNPJ. As empresas: KM Comércio e Serviços Eireli - Credi 1, Dancred Promotora - Help e Agibank, todas localizadas em Prazeres, foram autuadas por irregularidades na documentação como correspondentes bancários.Â
Os estabelecimentos que oferecem esse serviço de forma irregular serão alcançados e seus representantes terão que responder administrativamente e até criminalmente, dependendo da ilegalidade cometida, explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
Os estabelecimentos terão o prazo de 10 dias para apresentar defesa. Só neste ano, o Procon Pernambuco já fiscalizou 37 estabelecimentos, tendo interditado 17. Na sua maioria, os estabelecimentos interditados atuam como correspondentes bancários, os quais não possuem a autorização do Banco Central do Brasil.Â
O Procon-PE ressalta que o consumidor ao fazer um empréstimo deve sempre realizar uma pesquisa prévia para confirmar se a empresa de fato é de confiança. Acessando o site do Banco Central do Brasil é possÃvel constatar uma relação de todas as instituições financeiras autorizadas a proceder com empréstimos consignados. Em casos de denúncias, o consumidor pode procurar o órgão através do 0800.282.1512, por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou por Whatsapp (81) 3181.7000.
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Imagem: Divulgação | Procon-PE
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Procon-PE fiscaliza cerca de 50 comércios no Grande Recife só em outubro
Só neste mês, 34 estabelecimentos foram autuados por irregularidades.
O Procon Pernambuco, órgão ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), segue realizando fiscalizações em supermercados, padarias, açougues e hortifrútis na Região Metropolitana do Recife, para realizar vistorias sobre o cumprimento das medidas de proteção contra a Covid-19 e medidas sanitárias de bem-estar aos consumidores. Mais de 52 estabelecimentos foram fiscalizados, deste número, 34 receberam um auto de constatação por irregularidades.
No inÃcio da semana os fiscais estiveram na Zona Sul do Recife, identificaram na segunda-feira (18), uma padaria Diplomata, localizada em Boa Viagem, onde foram constatados 15 produtos com data de validade vencida. Os fiscais identificaram: dois potes de requeijão vencidos em setembro, sete latas de água tônica da schweppes vencidas há cinco dias, duas unidades de tempero gourmet vencidos há um dia, dois molhos de pimenta vencidos no inÃcio do mês, um pacote da bolacha Maria da marca Vitarella e um adoçante, ambos vencidos em julho.
Já nesta terça-feira, um supermercado da Imbiribeira, recebeu uma autuação por ter sido encontrados alimentos vencidos expostos para venda. Foram encontrados: 9kg de costela de cordeiro; quatro unidades de queijo holandês; quatro unidades de queijo Polenghi; Além de porção das frutas ameixa, pitaya e goiaba  sem informações adequadas para os consumidores.
Hoje (22), equipes de fiscalização do Procon Pernambuco estiveram nas cidades de Camaragibe e Paulista na RMR. No bairro do Novo Carmelo, em Camaragibe, fiscais do Procon estiveram em um atacado e detectaram dois produtos fora da validade: 12 pacotes de batata Lays e 13 pacotes de sequilhos de coco da marca Vale do prata.
?Estamos diariamente fiscalizando os estabelecimentos comerciais para que todos estejam cumprindo como manda as ordens. É inaceitável que a população pague caro pelos alimentos e os comprem vencidos?, comenta o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
Todos os produtos irregulares foram descartados logo em seguida. Os estabelecimentos terão um prazo de 10 dias para responderem ao Órgão. Podendo pagar multa que variam de mil a 9 milhões de reais.
Para denunciar casos como esses, o Procon Pernambuco disponibiliza para os consumidores os seguintes canais de denúncia: o telefone 0800.282.1512; o Whatsapp 3181.7000; e o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
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