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Parceria do Procon-PE com o Neoenergia Pernambuco oferece negociações de dÃvidas para consumidores baixa renda
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Com a finalidade de atender de forma mais rápida os clientes interessados em participar do Saldão Baixa Renda, a Neoenergia Pernambuco e o Procon-PE fecharam uma parceria e abriram mais um ponto de atendimento aos consumidores. A partir desta terça-feira (21) até o próximo dia 1º de outubro, equipes da concessionária estarão à disposição na sede do Procon, localizado na Rua Floriano Peixoto, 141, no Centro do Recife.
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Cerca de 50 fichas serão distribuÃdas diariamente, a população não precisa agendar o atendimento, basta comparecer ao Procon Pernambuco das 08h à s 16h30. Estamos realizando essa parceria para que a população consiga renegociar suas dÃvidas da melhor forma, ressalta a gerente de atendimento do Procon-PE, Thamires Lima.
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No Saldão Baixa Renda, os clientes inscritos na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) poderão quitar suas dÃvidas sem a cobrança de juros, multa e correção monetária, o que pode significar um desconto de até 36% no valor total. Além disso, o montante pode ser parcelado em até 18 meses, com uma entrada de apenas 6%.
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O objetivo é oferecer mais flexibilidade e praticidade aos consumidores, que terão uma melhoria da experiência no atendimento e uma facilidade no pagamento. A companhia tem o cliente no centro do negócio e a realização de iniciativas que privilegiam isso busca favorecer uma jornada que atenda às necessidades dos consumidores, afirma Ângela Barreto, supervisora da Neoenergia.
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Além do Procon-PE, o cliente que deseja participar do Saldão pode entrar no site da Neoenergia Pernambuco, clicar no link negociação de dÃvidas e realizar todo o processo. Além do site, as negociações podem ser realizadas via Whatsapp 3217-6990 e pelo teleatendimento, no número 116.
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Para mais informações do atendimento do órgão de defesa do consumidor, a população pode ligar para o 0800 282 1512 ou falar pelo Whatsapp 3181.7000.
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Fiscalização do Procon-PE autua estabelecimentos comerciais no Recife
Na manhã desta segunda-feira (20), equipes de fiscalização do Procon Pernambuco estiveram em estabelecimentos comerciais da Região Metropolitana do Recife (RMR), para realizar vistorias sobre o cumprimento das medidas de proteção contra a Covid-19 e medidas sanitárias de bem-estar aos consumidores. Três mercados foram autuados por venda irregular de alimentos.Â
Em Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, os Supermercados Sacolão Deus é Fiel e o Belo Dia, receberam auto de constatação por estarem com alguns produtos vencidos à venda, entre eles cervejas e frios como presuntos e mortadela. Os dois estabelecimentos responderão administrativamente ao Procon-PE.
Ainda na Zona Norte, o Bompreço da Avenida Rosa e Silva também foi autuado pelos fiscais do órgão. No local, havia linguiça toscana sendo vendida sem a informação de data de fabricação e validade exposta ao cliente, que de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) não é permitido.Â
É preciso estarmos atentos. Os consumidores não devem apenas verificar os preços, é preciso verificar a validade, as condições de consumo dos produtos e, principalmente, a maneira como eles estão sendo expostos à venda, alerta o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico.
O Procon Pernambuco ressalta que todos os produtos encontrados com vencimentos nos estabelecimentos foram descartados no ato da fiscalização.
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Três bares são interditados pelo Procon-PE
O Procon Pernambuco realizou neste final de semana (10, 11 e 12), fiscalização em bares e restaurantes da Região Metropolitana do Recife (RMR), no cumprimento das medidas preventivas contra a covid-19. Cerca de 45 estabelecimentos fizeram parte da rota dos fiscais. Além do Procon, estiveram participando da ação: a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, PolÃcia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Dircon e CTTU.
Na sexta-feira (10), o bar Seu Lessa, localizado no Arruda, Zona Norte, foi interditado pelos fiscais por descumprimento dos protocolos sanitários e decretos estaduais. No local, muitos consumidores estavam sem máscara e não praticavam o distanciamento social. Em Abreu e Lima, no bairro de Caetés I, o estabelecimento Quintal 191 Bar e Grill foi autuado por fiscais por funcionar fora do horário permitido.
No municÃpio de Paulista, durante a noite do sábado (11), os bares Hangar da Breja e o Seu Birita foram autuados e interditados pelo órgão por estarem aglomerados e com consumidores sem fazer o uso da máscara corretamente. Foram constatados pelos fiscais que haviam consumidores em pé, que não praticavam o distanciamento social, além de estarem em funcionamento após horário determinado pelo Decreto Estadual. Na Zona Norte do Recife, no bairro do Poço da Panela, o U.Bar foi multado por ter consumidores em pé e sem fazer o uso da máscara corretamente.
Já neste domingo (12), os estabelecimentos: Tardizinha Premium Bar; Boteco do Cheff e o Guaiamundo do Forte, todos localizados em Paulista, no litoral norte, foram multados pelo Procon-PE por descumprimento das medidas de proteção. A equipe constatou que nos locais haviam consumidores circulando sem fazer o uso da máscara de proteção.
Balanço Final - De janeiro até o momento, mais de 1.730 bares e restaurantes foram fiscalizados pelo Órgão de Defesa do Consumidor. Deste número, cerca de 400 receberam auto de constatação e 113 foram interditados.
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Procon-PE comemora o Código de Defesa do Consumidor
Neste sábado, dia 11, o CDC completa 31 anos
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O Procon Pernambuco, órgão de defesa do consumidor vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), celebra os 31 anos de existência do Código de Defesa do Consumidor (CDC), uma das legislações mais avançadas do mundo.
O Código, baseado na Lei nº 8.078/90, é um instrumento de cidadania, foi a partir de sua promulgação que os fornecedores de produtos puderam ser responsabilizados pelos seus serviços colocados no mercado. O CDC garante os direitos em relação ao consumo, assegurando que os produtos e serviços não acarretem riscos à saúde ou segurança dos consumidores. Â
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, mais conhecido como Procon, é um órgão que atua diretamente na defesa do consumidor. Entre as ações estão o de fiscalizar, pesquisar e garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor. Mas, não de regular preços. No Brasil, existe o livre comércio. O órgão atua quando existe uma majoração de valores, sem um motivo, ou para se aproveitar de um momento especÃfico. Nesses casos haverá atuação do órgão.
Durante esses quase dois anos de pandemia, o Procon-PE, juntamente com outros órgãos competentes, tem intensificado o trabalho não só na garantia dos direitos do consumidor, mas na proteção da vida e na promoção da saúde, enfatiza a Gerente Geral do Procon-PE, Danyelle Sena.Â
O Procon-PE tem oferecido aos pernambucanos serviços com eficácia e agilidade. Para atendimento presencial no órgão, é preciso realizar o agendamento pelo site: www.procon.pe.gov.br; ou por e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Também é oferecido os seguintes canais para informações: ou 0800-282-1512, o whatsapp (81) 3181.7000, e o por instagram: @proconpe.
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Procon-PE realiza pesquisa da cesta básica no mês de agosto
Pesquisa aponta o aumento de 1,88%, impactando mais de 50% do salário mÃnimo na Região Metropolitana do Recife (RMR)
Vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), o Procon Pernambuco realizou a pesquisa de preço dos itens da cesta básica referente ao mês de agosto. Os dados demonstram que na RMR a cesta passou de R$ 545,54 em julho, para R$ 555,78 em agosto, apresentando um impacto percentual de 50,53% sobre o salário mÃnimo.
Entre alimentação, limpeza doméstica e higiene pessoal, a equipe do Procon-PE avaliou 27 itens da cesta. Desta vez, apenas 12 produtos tiveram aumento no valor, diferenciando do mês de julho, no qual apresentou o aumento em 19. Já 14 dos itens apresentaram uma redução do valor, destacamos estes: o açúcar cristal passou de R$ 3,19, para R$ 2,28, uma redução equivalente a 28,53%; a charque de segunda apresentou redução de 5,66%, um quilo do alimento custava em julho R$ 31,79, e em agosto foi para R$ 29,99; já o quilo do frango inteiro foi de R$ 7,99, para R$ 6,99, uma queda de 12,52%. Na parte de limpeza doméstica, o pacote com cinco unidades do sabão em barra saiu de R$ 5,49, para R$ 4,69, trazendo uma redução de 14,57%.Â
De aumento na cesta, destacamos o quilo da batata inglesa, que apresentou 31,75%. O mantimento custava R$ 1,89, foi para R$ 2,49. A salsicha avulsa também apresentou diferenciação de 8,54% no valor, o quilo do produto era R$ 8,20, e foi para R$ 8,90. O único item que manteve o valor de julho para agosto foi a carne bovina de segunda, um quilo do alimento continua por R$ 19,80.Â
Orientamos para que todos os pernambucanos utilizem essa ferramenta de pesquisa ao realizar suas compras, pois existem locais que o produto pode ser encontrado com uma diferença no valor de mais de 200%. É preciso analisar para que não prejudique as finanças dos consumidores nesse momento que já está tão difÃcil, enfatiza o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
Na consulta é possÃvel verificar a diferença de preço de um estabelecimento para o outro. Um quilo da cebola chega a 254,44%, variando de R$ 1,69 a R$ 5,99. Já o pacote com quatro unidades do papel higiênico em um estabelecimento pode ser encontrado por R$ 1,48 e em outro por R$ 6,99, uma diferença de 372,30%.
A pesquisa também é realizada nos municÃpios de Goiana, Gravatá e Vitória de Santo Antão. É na Zona da Mata, em Vitória, que a cesta básica pode ser encontrada pelo menor valor, por R$ 512,59. O Procon-PE esteve em 24 estabelecimentos da RMR, dez em Goiana, Gravatá e Vitória.Â
Sobre o Procon - O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, mais conhecido como Procon, é um órgão que atua diretamente na defesa do consumidor. Entre as ações estão o de fiscalizar, pesquisar e garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor. Mas, não de regular preços. No Brasil, existe o livre comércio. O órgão atua quando existe uma majoração de valores, sem um motivo, ou para se aproveitar de um momento especÃfico. Nesses casos haverá atuação do órgão.
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