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O Procon-PE fiscaliza postos de combustíveis

Operação Combustível: 12 postos foram notificados, hoje, na Zona Norte e Sul do Recife
O Procon-PE, órgão ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), foi às ruas do Recife, nesta sexta-feira (18), em uma operação de fiscalização nos postos de combustíveis a fim de investigar se houve a prática abusiva no reajuste de preço ocorrido nos últimos dias. Um total de 12 postos foram notificados, hoje, na Zona Norte e Sul do Recife, durante a Operação Combustível.
“O objetivo foi fiscalizar, vários postos, por meio de uma notificação, solicitando esclarecimentos dos valores comercializados, por meio de notas fiscais de venda ao consumidor, emitidas nos dias 15, 16 e 17 deste mês de agosto”, disse a Gerente de Fiscalização do Procon-PE, Liliane Amaral, ao destacar que, desse modo, se consegui averiguar se houve um aumento excessivo, visando prejudicar o consumidor, numa possível prática abusiva.
No início de maio foi realizada uma fiscalização nos postos de combustíveis, mas, na época, não foi constatado nenhum posto que estivesse vendendo combustível de forma abusiva. Na época, 3 distribuidoras foram notificadas para apresentar a movimentação de todos os combustíveis adquiridos e comercializados. Vinte relatórios de visitas nos postos de combustíveis foram feitos e, apesar de não ter sido constata preços abusivos, 11 postos foram notificados por apresentarem outras infrações, entre elas, produtos vencidos, inexistência de CDC, inexistência de precificação.
Publicado em 19/08/2023
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Apagão? Procon-PE “ilumina” consumidores e ensina como reivindicar seus direitos em casos de quedas de energia

A orientação é que o consumidor tenha em mãos laudos das assistências técnicas comprovando o prejuízo
Diante do apagão que atingiu vários estados na terça-feira (15), inclusive Pernambuco, o Procon-PE, órgão ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, orienta o consumidor em relação aos possíveis danos causados pela provocação da queima de algum eletrodomésticos.
A Indicação inicial do órgão, é que o consumidor busque a empresa fornecedora de energia pois, dessa forma, a prestadora de serviço deverá encaminhar um técnico para fazer a verificação do eletrodoméstico danificado. No entanto, a fornecedora de energia tem prazos variados para fazer a verificação do equipamento, a depender do produto. Esse prazo pode variar entre, 1 e 10 dias, a depender, por exemplo, do tempo que a concessionária precisa para realizar a verificação do equipamento. Caso seja constatado, que o aparelho foi danificado em decorrência da queda de energia, o consumidor é orientado a conseguir dois laudos técnicos para que a empresa faça o reparo ou a substituição do aparelho em questão.
“Procure juntar toda a documentação referente ao dano causado ao eletrodoméstico ou à rede elétrica de sua residência. Apresente essas provas à distribuidora e tente solucionar o problema. É importante, inclusive, procurar a assistência técnica para que ela, se possível, forneça um laudo falando sobre o dano causado ao eletrodoméstico. Porém, caso não consiga resolver o problema, pode procurar o Procon-PE para que a gente tente conciliar o problema de alguma forma e, assim, encontrar a melhor solução para o consumidor”, explicou o Gerente Geral do Procon-PE, Hugo Souza.
Publicado em 15/08/2023
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Procon-PE realiza o 1º Seminário de Integração das Unidades Conveniadas

Iniciativa acontece em Caruaru
O Procon-PE, órgão ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), realiza o 1º Seminário de Integração das Unidades Conveniadas. A iniciativa, que acontece na próxima quarta-feira (16), das 8h às 17h, no Senac, em Caruaru, visa reunir coordenadores de 29 municípios que estão localizados desde o Sertão, a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Agreste, Zona da Mata Sul.
O Objetivo é aproveitar a ocasião para integrar e conhecer todos os coordenadores dos Procons, desses municípios, para alinhar o desenvolvimento das ações. Durante a ocasião, haverá uma palestra proferida pelo juiz, Marupiraja Ramos Ribas. Além da apresentação da estrutura do Procon-PE, pelos gerentes do atendimento, do jurídico e da fiscalização do órgão.
“É uma oportunidade para conhecermos os colaboradores que estão nessas unidades porque eles são o primeiro contato que o consumidor tem, na busca pelos seus direitos”, disse o Secretário Executivo de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Anselmo Araújo, aos destacar que, a iniciativa faz parte das ações de interiorização do Estado, um pedido da Secretária de Direitos Humanos, Lucinha Mota, e da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.
“Importante a iniciativa para integrar o Procon-PE com os demais órgãos municipais. A partir do momento que a gente troca informação, que a gente se comunica, a gente consegue oferecer um serviço melhor para a população”, disse o Gerente Geral do Procon-PE, Hugo Souza, ao destacar que, esse é um momento para trocar experiência e melhorar o que não está tão bom. “O objetivo da ação é capacitar, detectar falhas e corrigir, no intuito de melhorar o serviço, na ponta, para beneficiar o consumidor”, finalizou ele.
Publicado em 15/08/2023
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Apagão? Procon-PE “ilumina” consumidores e ensina como reivindicar seus direitos em casos de quedas de energia

A orientação é que o consumidor tenha em mãos laudos das assistências técnicas comprovando o prejuízo
Diante do apagão que atingiu vários estados na terça-feira (15), inclusive Pernambuco, o Procon-PE, órgão ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, orienta o consumidor em relação aos possíveis danos causados pela provocação da queima de algum eletrodomésticos.
A Indicação inicial do órgão, é que o consumidor busque a empresa fornecedora de energia pois, dessa forma, a prestadora de serviço deverá encaminhar um técnico para fazer a verificação do eletrodoméstico danificado. No entanto, a fornecedora de energia tem prazos variados para fazer a verificação do equipamento, a depender do produto. Esse prazo pode variar entre, 1 e 10 dias, a depender, por exemplo, do tempo que a concessionária precisa para realizar a verificação do equipamento. Caso seja constatado, que o aparelho foi danificado em decorrência da queda de energia, o consumidor é orientado a conseguir dois laudos técnicos para que a empresa faça o reparo ou a substituição do aparelho em questão.
“Procure juntar toda a documentação referente ao dano causado ao eletrodoméstico ou à rede elétrica de sua residência. Apresente essas provas à distribuidora e tente solucionar o problema. É importante, inclusive, procurar a assistência técnica para que ela, se possível, forneça um laudo falando sobre o dano causado ao eletrodoméstico. Porém, caso não consiga resolver o problema, pode procurar o Procon-PE para que a gente tente conciliar o problema de alguma forma e, assim, encontrar a melhor solução para o consumidor”, explicou o Gerente Geral do Procon-PE, Hugo Souza.
Publicado em 15/08/2023
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Do barato ao exorbitante: Procon-PE encontra variações de até 474,89% em produtos pesquisados para o Dia dos Pais

A orientação é pesquisar o item em diversas lojas antes de efetuar a compra
Com a proximidade do Dia dos Pais, o Procon-PE realizou um levantamento dos preços dos produtos mais procurados pelos consumidores para comemorar a data. A pesquisa, realizada no período de 02 a 04 de agosto, coletou os preços de 60 produtos e serviços, em 58 lojas, nos principais Shopping Centers da capital (Tacaruna, Recife, Rio Mar e Shopping Plaza), além do Centro do Recife.
Na lista de produtos para presentes estão algumas opções, tais como: smartphones, tablets, fone de ouvido, relógios, camisas de times de futebol, máquina cortar cabelo e de aparador de pelos, mochilas, cintos, carteiras, além de sapato, tênis e perfumaria.
Entre os itens, as mochilas em poliéster aparecem com a maior variação de preço podendo ser encontrado entre R$39,99 e R$229,90. Dependendo da marca, a diferença pode chegar até 474,89%. Outra opção que mostrou a importância da pesquisa foi o cinto dupla face, dependendo da marca, a diferença pode chegar a 402,46%.
Já entre os eletrônicos, os fones de ouvido da marca JBL mostraram uma diferença de 348,31%, dependendo da marca escolhida. Em uma das lojas, por exemplo, um fone de ouvido foi encontrado por R$89,90, já em outra, a mesma mercadoria custava R$399,90.
Uma das novidades, este ano, na pesquisa de presentes para o Dia dos Pais, foi a inclusão das camisas dos times de futebol do estado. Os agentes do Procon-PE identificaram variações que chegaram a 250,34%, dependendo do time em questão. As camisas oficiais podem ser encontradas por R$ 99,90, em um estabelecimento, e, em outro, por R$ 349,99.
Os relógios sempre acabam sendo uma opção, quando o assunto é dar um bom presente. Relógios de pulseira de aço inox, de diversas marcas, apresentaram uma variação percentual de 150,09%. Em diferentes lojas, o mesmo relógio foi encontrado no seu menor preço por R$ 159,90, e no seu maior preço por R$ 399,90.
No quesito perfumaria, a variação foi 30,92%. Um kit com (creme de barbear + pós barba + desodorante), foi encontrado por R$ 106,16 em uma loja e, o mesmo kit, em outro estabelecimento estava por R$ 138,98.
De acordo com o gerente geral do Procon-Pernambuco, Hugo Souza, é importante que os consumidores possam fazer uma pesquisa prévia pois, dessa forma, eles poderão gastar menos e encontrar um presente que não comprometa o orçamento. “ A pesquisa de preço é uma ferramenta fundamental, tanto para cestas básicas, que ocorrem mensalmente, quanto para datas especiais como essa. Ela acaba mostrando ao consumidor a importância de fazer uma pesquisa prévia para que ele não tenha o seu orçamento comprometido e possa comprar um presente legal”, destacou ele.
Publicado em 11/08/2023
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