Procon-PE visita os Procons de Gravatá e Vitória de Santo Antão

 

Ação serviu para conhecer e entender quais são as demandas dos municípios 

  

O Secretário Executivo de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Anselmo Araújo, e o Gerente Geral do Procon, Hugo Souza, visitaram as sedes dos Procons de Gravatá e Vitória de Santo Antão, ambos nos municípios de mesmo nome. 

Em Gravatá, eles foram recebidos pelos Secretários Executivos de Desenvolvimento Econômico, Josias Teles e Lidiane Bezerra, além da coordenadora do Procon local, Amanda Ferreira. Na ocasião, além de entender as principais demandas do consumidor, no município, Anselmo aproveitou a ocasião para falar sobre os projetos desenvolvidos pelo Procon-PE.

“Estamos aqui para conversar com vocês e saber no que podemos ajudar para que, na prática, a gente consiga melhorar os serviços oferecendo um melhor atendimento aos consumidores”, disse Anselmo, ao destacar que, o objetivo é interiorizar as ações do Procon-PE. “Essa interiorização é, inclusive, uma pauta da governadora Raquel Lyra e da Secretária de Justiça e Direitos Humanos, Lucinha Mota.

“A visita do Procon-PE ao nosso órgão é uma forma de aproximação. O encontro foi super produtivo e trouxe um norte das ações educativas e mutirões que podemos realizar aqui e nos distritos de Gravatá”, disse Amanda, ao enfatizar que essas ações são fundamentais para a conscientização dos direitos dos consumidores.

Em Vitória de Santo Antão, Anselmo e Hugo foram recepcionados por Juliana Brol, Coordenadora do Expresso Cidadão do município, local que atende, além do Procon, outros serviços. Lá, os assuntos que demandam mais reclamações estão relacionados aos bancos e à telefonia celular.

 

Publicado em 01/06/2023

Procon-PE participa do SEMARC

 Hugo Souza, Gerente Geral do Órgão, esteve em Fortaleza  durante a ação promovida pela Febraban 

  

O Gerente Geral do Procon-PE, Hugo Souza, esteve em Fortaleza, no Ceará, na terça-feira (23), para participar da 19º edição do Seminário de Relacionamento com o Consumidor (SEMARC), promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

“Momentos como esses são de extrema importância porque a interação  entre os Procons, instituições financeiras, Febraban e o Banco Central do Brasil, acaba por oferecer ao consumidor, um melhor atendimento”, avaliou Hugo Souza, ao destacar que, em ações desse tipo, são feitos alinhamentos necessários para tentar coibir os inúmeros abusos praticados por algumas instituições financeiras que têm, cada vez mais, atingido de forma fraudulenta a vida das pessoas. “Acredito que, dessa forma, democrática e participativa, encontramos o caminho necessário para se buscar o aperfeiçoamento que visa melhorar, cada vez mais, o atendimento eficaz e seguro para os usuários do sistema financeiro no Brasil”, destacou Hugo.

Este ano, foram realizadas reuniões regionais que antecederam antes do SEMARC. O propósito foi estreitar e fortalecer o relacionamento com importantes lideranças locais. “O objetivo é que, em conjunto, se encontrem soluções para somar esforços na construção de ações que possam compatibilizar o acesso a produtos e serviços bancários, crescimento econômico e a proteção dos consumidores”, Finalizou Hugo.

 

Publicado em 24/05/2023

Procon-PE divulga pesquisa sobre sugestões de presentes e preços para o Dia das Mães

 

Alguns produtos tiveram variações significativas em diferentes lojas chegando a uma variação de 320,75%

 

 Com a proximidade do Dia das Mães, o Procon-PE realizou um levantamento dos preços dos produtos mais procurados pelos consumidores para comemorar a data. A pesquisa, realizada no período de 02 a 05 de maio, coletou os preços de 61 produtos e serviços, em 41 lojas, nos principais Shopping Centers da capital (Tacaruna, Recife e Shopping Plaza), no Centro do Recife, e em 19 sites para compras on-line.

 Na lista de produtos para presentes estão algumas opções, tais como: flores, kits de relógios com bijuterias, bolsas, smartphones, smartwatches, cestas de café da manhã com mimos e chocolates, além de perfumaria, cosméticos, serviços de depilação e design de sobrancelha.

 Entre as opções de presentes, os itens de bolsas femininas em couro, chamam atenção na variação de preços, podendo ser encontrados entre R$ 189,90 e  R$ 799,00. Dependendo da marca escolhida, a diferença pode chegar a 320,75%.

 Os relógios inteligentes, mais conhecidos como Smartwatch, um dos queridinhos das mães fitness, podem ser encontrados em diferentes modelos e a partir de R$ 249,90. O produto, no valor mais alto encontrado, chega ao valor de R$ 3.099,00; Já os kits de relógios com bijuterias  podem ser encontrados entre  R$ 119,00  e R$259,90, diferença de 118,40%.

 Os smartphones estão com preços variáveis, o menor valor encontrado foi de R$ 599,00. Outra opções de presentes procurados são os eletrônicos como: secadores de cabelo com 2000W a partir de R$169,00. Outra sugestão são as TVs de 32”, que estão a partir de R$ 1.099,00, chegando a um preço de  R$ 1.290,00, com a variação de 17,38%. Os Notebooks Samsungs Core 4G foram encontrados nos sites com variação entre R$ 2.186,10 e R$ 2.429,00, com a diferença de 11.11%

Outro item bastante procurado são as flores. Uma rosa, por exemplo, tem variação de preços entre R$ 4,00 e R$ 5,00. Já os ramalhetes, com até 15 rosas, podem ser encontrados entre R$ 120,00 e R$ 150,00.

 “O dia das mães é uma data que costuma aquecer o mercado e, ao Procon-PE, cabe manter a harmonia nas relações de consumo, defender os consumidores de possíveis danos causados, entre outras funções”, destacou o Gerente Geral do Procon, Hugo Souza. 

 A pesquisa demonstrou que há variações significativas de preços nos produtos em diferentes lojas, o que evidencia a importância de o consumidor realizar uma pesquisa prévia para encontrar o melhor preço e as melhores condições de compra.

 

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Publicado em 12/05/2023

Fotos: Divulgação/SJDH

Procon-PE realiza ação educativa na Praia de Porto de Galinhas

 Iniciativa visa coibir a cobrança da taxa de consumação mínima, feita pelos barraqueiros, na praia citada acima. Um total de 27 barracas foram fiscalizadas.

 

O Procon-PE, órgão ligado à Secretaria de Justiça e Direito do Consumidor (SJDH), em parceria com o Procon de Ipojuca e com a Guarda Municipal, realizou uma ação conjunta educativa, na Praia de Porto de Galinhas, no município em que o órgão atua. O objetivo foi coibir a cobrança da taxa de consumação mínima, feita pelos barraqueiros, na praia citada a cima. Um total de 27 barracas foram fiscalizadas.

 

“Tendo em vista a alta demanda de turistas na praia, alguns comerciantes da região se prevalecem para realizar cobrança abusiva de taxa mínima para utilização e consumação das barracas. Porém, a prática é abusiva devendo o consumidor pagar somente por aquilo que, de fato, consumiu”, disse a gerente da fiscalização do Procon-PE, Liliane Amaral. Segundo ela, é proibido estabelecer meta de consumação conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC), Lei Federal nº 8.078/90, em seu artigo 39.

 

“O CDC é claro, quando diz que é vedado condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos”, finaliza Liliane.

 

Publicado em 23/05/2023

 

Procon-PE participa de capacitação do Sistema ProConsumidor  

Ação acontece em João Pessoa, na Paraíba, e é realizada pela Senacon

O Secretário Executivo de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Anselmo Araújo, acompanhado pelo Gerente Geral do Procon-PE, Hugo Souza, e equipe, participou da solenidade de abertura do Curso de Defesa do Consumidor e da Capacitação do Sistema ProConsumidor, realizado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), em João Pessoa, na Paraíba.

A ação, que abrange três estados (Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), e acontece até a quinta-feira (11), no auditório do Tribunal de Contas da Paraíba, tem como objetivo capacitar e especializar técnicos e agentes dos órgãos de proteção e defesa do consumidor dos Procons e Defensorias em relação ao Sistema de Atendimento Proconsumidor. A carga horária total do curso será de 20 horas-aulas.

“O curso é importante para melhorar a qualidade do atendimento aos consumidores, prestando um serviço de excelência aos que se sentem lesados”, destaca Anselmo Araújo, ao avaliar que a metodologia do programa de capacitação visa estimular a participação e reflexão dos participantes.

Já o Secretário da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Wadih Damous, destacou o papel do Governo Federal. “Assumimos o compromisso de fortalecer o sistema do País. Capacitar os funcionários e ajudar na estruturação dos Procons pelo Brasil, é a nossa principal meta”, pontuou, ao falar que o principal problema existente hoje, no país, é o superendividamento. “Antes de assumir uma dívida, o brasileiro precisa saber se pode e fazer para ele mesmo duas perguntas. Eu posso? Eu preciso? Elas são fundamentais para analisar a necessidade da compra evitando, assim, o endividamento desnecessário”, finalizou Damous.

 

    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 11/05/2023