Cesta Básica da Região Metropolitana do Recife sobe 5,05%, informa o Procon-PE

Órgão traz uma análise dos produtos que mais subiram de preço desde o início da pandemia

 

A Cesta Básica na Região Metropolitana do Recife (RMR) subiu 5,05% no mês de outubro. A pesquisa realizada pelo Procon-PE, demonstrou que a cesta passou de R$ 449,22, no mês de setembro, para R$ 471,90, em outubro. A cesta básica tem um impacto de 45,16% no salário mínimo. A pesquisa foi realizada entre os dias 5 a 8 de outubro.

Dos 37 produtos pesquisados, 14 subiram de valor. Os alimentos que mais subiram de preço foram: o quilo do frango, 21,01%, que passou de R$ 4,95 para R$ 5,99; o arroz, 17,11%, passando de R$ 2,98 o quilo, para R$ 3,49 e o óleo de soja, que teve acréscimo de 17,01%. Já no setor de limpeza e higiene, os que apresentaram alta foram: o sabão em pó (4,76%) e o papel higiênico (11,88%).

De um estabelecimento para o outro o consumidor pode encontrar diferença percentual de até 252,73%, como no caso do sabão em pó, e de 209,30%, no caso do quilo da cebola. O levantamento feito pelo órgão de defesa do consumidor passou por 20 estabelecimentos, nos municípios de Recife, Olinda, Paulista, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. A análise dos preços é feita em 27 itens, entre alimentação, limpeza doméstica e higiene pessoal.

Temos recebido muitas queixas da população quanto ao aumento no setor de alimentação. A indicação do órgão é que pesquisem antes de adquirir os produtos e denunciem caso constatem superfaturamento ou qualquer prática que infrinja o direito do consumidor, diz o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

O levantamento toma como base a cesta básica mensal para uma família composta por quatro pessoas, sendo dois adultos e duas crianças. O diferencial da pesquisa do órgão de defesa do consumidor, em relação as que são realizadas por outros institutos, é que neste levantamento é possível identificar o preço de cada item por estabelecimento, desse modo fornece ao consumidor os locais e endereços onde o produto encontra-se mais acessível. A pesquisa pode ser encontrada no site do Procon: www.procon.pe.gov.br

PANDEMIA O Procon Pernambuco fez um levantamento para analisar quais os produtos que mais subiram de preço desde o início da pandemia da Covid-19. Foram comparados os valores que estavam sendo praticados no mês de março com os praticados em outubro. Dos 27 produtos, que fazem parte da cesta básica pesquisada pelo órgão, 17 subiram de preços. Os que tiveram maior destaque foram: charque de segunda (59,76%); óleo de soja (59,13%) e o arroz (42,45%).

 

PESQUISA DA CESTA BÁSICA

Esse é o terceiro estabelecimento, neste fim de semana, a descumprir os regulamentos

  

O Procon Pernambuco interditou, nessa madrugada, o Bar do Paulinho, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O estabelecimento estava descumprindo o horário de funcionamento do protocolo do Governo do Estado, que estabelece atendimento até meia noite, com uma tolerância de 30 minutos. Já passava das 0h30 quando a fiscalização chegou ao local e ainda estava acontecendo atendimento a clientes. A operação foi realizada em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Vigilância Sanitária.

Na madrugada da sexta, o Porteira e o Barzinho Music Bar, na Zona Norte também foram interditados. O primeiro por estar passando do horário estabelecido e, o outro, interditado pelo Corpo de Bombeiros por não possuir alvará de funcionamento, nem extintor. ?Parece clichê, mas precisamos ficar reforçando com a população e, neste caso, especialmente com os empresários, que a pandemia não acabou. Estamos avançando nos protocolos de convivência, mas precisamos ficar atentos às medidas de prevenção para que não tenhamos que regredir, como é o caso de muitos países e estados brasileiros?, pontua o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

O Procon Pernambuco já fiscalizou 178 bares e restaurantes e encontrou irregularidades em 30, cinco já foram interditados. Na maioria dos casos, os locais estavam ultrapassando o horário estabelecido pelo protocolo, tinham aglomerações e pista de dança funcionando.

Desde o dia 28 de setembro aconteceram mudanças para o setor restaurantes, bares e demais serviços de alimentação. Os estabelecimentos podem funcionar com 70% da capacidade ocupada e no período das 6h à meia-noite. Os consumidores que presenciarem irregularidades podem fazer denúncias no 0800.282.1512 e até enviar vídeos e fotos para o WhatsApp ? 81 3181.7000.

Desde o início desta semana o Procon-PE vem realizando fiscalizações com foco no Dia das Crianças. O órgão de defesa do consumidor passou pelos shoppings Rio Mar e Recife, na Zona Sul, Shopping Plaza, em Casa Forte, Shopping Camará, em Camaragibe, Shopping North Way, em Paulista, e nos centros do Recife e de Paulista. Brinquedos sem informações em português foram apreendidos. As fiscalizações terão continuidade nesta sexta-feira.

Na loja Rihappy, do Shopping Recife, foram retiradas das prateleiras 31 bonecas Barbie, sem informação em português. Já no Centro do Recife, na loja Sun Sun Artigos e Presentes, 15 caixas do Tom e Friends também foram apreendidos por possuir apenas informações em língua estrangeira. Todos os brinquedos ficam apreendidos nas lojas. O destino só é definido após todo o processo se encerrar no Procon.

De acordo com o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, a apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras e precisas. ?Tudo tem que estar em língua portuguesa, contendo suas características, qualidades, quantidades, composição, entre outros dados, bem como sobre os riscos que possivelmente apresentarem à saúde e segurança dos consumidores?, explica.

Nas lojas que alimentos são comercializados as informações desses produtos também são fiscalizados. O órgão de defesa do consumidor descartou 73 embalagens de anilina, algumas vencidas há um ano; 200 unidades de barquetes, vencidas em julho; e nove pacotes de gelatina, vencidas no dia 06 de outubro.

 

Aos pais e responsáveis, o Procon-PE dá as seguintes orientações na hora de adquirir o presente da meninada:

- Na hora da compra verificar a procedência do produto, a faixa etária indicada para o uso do brinquedo e data de validade, a exemplo de tintas, massas de modelar, slimes e pinturas.

- a compra deve ser feita em mercado formal para garantir a saúde e segurança da criança e para resguardar os direitos enquanto consumidor, em caso de defeito no produto, pois viabiliza troca do produto;

- adquirir um produto com defeito de fabricação é transtorno tanto para o adulto que o comprou e para a criança, que ficará frustrada. Por isso, sempre que possível, é importante solicitar que o vendedor abra o produto e verifique se está íntegro, sem quebra ou falta de peças; também que seja testado;

- vale lembrar ainda que as regras aplicadas aos produtos nacionais também vale para os produtos importados. Nestes casos, o manual do produto deve trazer em português e em linguagem clara e precisa todas as informações, regras de montagem e modo de usar o produto, bem como a identificação do fabricante ou importador com o respectivo CNPJ, dados essenciais para proceder a uma reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor.

Os consumidores que identificarem irregularidades podem fazer denúncias no 0800.282.1512 e o no WhatsApp ? 81 3181.7000.

Uma operação realizada na noite desta quinta-feira (08/10) pelo Procon-PE, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, fiscalizou sete estabelecimentos na Zona Norte do Recife e interditou dois deles. O Porteira, localizado no Rosarinho, foi interditado por estar descumprindo o protocolo do Governo de Pernambuco, que é de funcionamento até à meia-noite. Já o Barzinho Music Bar, que fica Bomba do Hemetério, foi interditado pelo Corpo de Bombeiros por não possuir alvará de funcionamento, nem extintor.

O Procon Pernambuco já fiscalizou 172 bares e restaurantes e encontrou irregularidades em 30, quatro já foram interditados. Na maioria dos casos, os locais estavam ultrapassando o horário estabelecido pelo protocolo, tinham aglomerações e pista de dança funcionando.

Desde o dia 28 de setembro aconteceram mudanças para o setor restaurantes, bares e demais serviços de alimentação. Os estabelecimentos podem funcionar com 70% da capacidade ocupada e no período das 6h à meia-noite.  Parece clichê, mas precisamos ficar reforçando com a população e, neste caso, especialmente com os empresários, que a pandemia não acabou. Estamos avançando nos protocolos de convivência, mas precisamos ficar atentos às medidas de prevenção para que não tenhamos que regredir, como é o caso de muitos países e estados brasileiros?, pontua o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Com a mudança de capacidade dos serviços de alimentação, a distância obrigatória entre as mesas passa de 1,5 metro para 1 metro. Em relação à apresentações musicais, continuam as mesmas recomendações, não podendo ter pista de dança e o som apenas ambiente. Os cuidados de higiene e protocolos de distanciamento também devem ser cumpridos.

Os consumidores que presenciarem irregularidades podem fazer denúncias no 0800.282.1512 e até enviar vídeos e fotos para o WhatsApp 81 3181.7000.

O Procon-PE deu início, na manhã de hoje (05.10), a uma série de fiscalizações com foco no Dia das Crianças. O órgão de defesa do consumidor passará por diversos comércios procurados pelos pais para comemorar a data com a criançada. Nesta segunda, diversas lojas de brinquedos foram fiscalizadas, no Centro do Recife.

 Orientamos que os pais olhem preços, faixa etária, mas é preciso verificar também a data de validade, a exemplo de tintas, massas de modelar, slimes e pinturas, explica a gerente de fiscalização do Procon, Carolina Guerra.

Em algumas lojas os fiscais encontraram produtos alimentícios vencidos. Foram descartados 73 embalagens de anilina, algumas vencidas há um ano; 200 unidades de barquetes, vencidas em julho;

 

Além desse trabalho, o Procon-PE dá as seguintes orientações:

- Na hora da compra além de verificar a procedência do produto, bem como a faixa etária indicada para o uso do brinquedo.

- a compra deve ser feita em mercado formal para garantir a saúde e segurança da criança e para resguardar os direitos enquanto consumidor, em caso de defeito no produto, pois viabiliza troca do produto;

- adquirir um produto com defeito de fabricação é transtorno tanto para o adulto que o comprou e para a criança, que ficará frustrada. Por isso, sempre que possível, é importante solicitar que o vendedor abra o produto e verifique se está íntegro, sem quebra ou falta de peças; também que seja testado;

- vale lembrar ainda que as regras aplicadas aos produtos nacionais também vale para os produtos importados. Nestes casos, o manual do produto deve trazer em português e em linguagem clara e precisa todas as informações, regras de montagem e modo de usar o produto, bem como a identificação do fabricante ou importador com o respectivo CNPJ, dados essenciais para proceder a uma reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor.