Procon Pernambuco abre canal para consumidor

fazer denúncias de festas durante a pandemia

 

Vídeos de aglomerações e bares abertos, após as 22h, podem ser enviados pelo WhatsApp

 

A partir de agora, o consumidor pernambucano terá mais uma ferramenta para denunciar irregularidades. Vídeos de festas, aglomerações e de bares abertos após o horário permitido pelo Governo de Pernambuco poderão ser enviados para o WhatsApp do órgão, no (81) 3181.7000. Com a liberação do funcionamento do setor até às 22h e a permissão das apresentações musicais, diversas denúncias chegaram ao órgão de descumprimento do decreto.

Realizamos fiscalizações no fim de semana e notificamos dois estabelecimentos. Um com alimentos sem informação e o outro por estar aberto após às 22h. Com esse canal, o consumidor também será nosso fiscal?, diz o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Os vídeos devem ser enviados com as seguintes informações: nome é endereço do estabelecimento, além de dia e hora do ocorrido. Será garantido o anonimato do denunciante. A partir desse material, a gerência de fiscalização do Procon-PE irá notificar o local para prestar esclarecimentos.  

Desde a última semana, os bares e restaurantes estão liberados a funcionar até às 22h, pode ter música, mas a determinação é de uso de máscara para quem estiver tocando instrumentos. A máscara só é dispensada para quem for cantar ou quem estiver fazendo backing vocal. A indicação é que os músicos também mantenham distanciamento de 1,5 metro.

As apresentações musicais só podem acontecer na área interna dos estabelecimentos. Os clientes não vão poder ficar de pé, têm que estar sentados para assistir à apresentação, ao show. Os consumidores ao levantarem das mesas para ir ao banheiro, ou em outro local, também deve estar utilizando a máscara facial.

Camaragibe ganha unidade do Procon 

 

A partir de setembro, os consumidores do município de Camaragibe terão uma unidade do Procon. A assinatura do termo de convênio entre o Procon Pernambuco e a Prefeitura da cidade foi assinado na tarde desta quinta-feira (13.08).

Para o gerente geral do órgão, Helder Romulo, é de extrema importância expandir o atendimento. ?Ter o Procon em uma cidade é garantir o cumprimento do Código de Direito do Consumidor?.

Para a prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz (PR), a unidade será um ganho para a população da cidade e dos municípios vizinhos. ? Há muito tempo que os moradores vinham pedindo um Procon. Camaragibe tem um comércio muito grande precisava de um órgão para atender os consumidores?.

A unidade funcionará dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada na Segunda Travessa Padre Osséas Cavalcante, 800, Bairro Novo do Carmelo. O atendimento será das 8h às 13h . 

Estiveram presentes no ato da assinatura o gerente de atendimento do Procon, Pedro Cavalcanti, a assessora jurídica, Taciana Beltrão, o vereador Delio junior (PSB) e o suplente de vereador, Edvaldo Barbosa (Podemos).

Celpe é a empresa mais reclamada após retomada do Procon Pernambuco

Em duas semanas, a sede do órgão já atendeu quase mil pessoas

 

A sede do Procon Pernambuco retornou com o atendimento presencial no último dia 13 de julho e, de lá pra cá, já foram realizados 969 atendimentos. A empresa com o maior número de reclamações é Celpe, 58 consumidores abriram reclamação contra a Companhia, a grande maioria por conta de cobranças indevidas e/ou abusivas. Os atendimentos estão acontecendo de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

O segundo lugar de reclamações, com 35 queixas, está com a Via Varejo, que engloba o grupo Casas Bahia, Ponto Frio e Extra. Neste caso, a maior parte das reclamações é por publicidade enganosa e atraso na entrega do produto. As reclamações são abertas e na sequência são marcadas as audiências para a realização da conciliação entre consumidor e fornecedor.

As outras empresas mais reclamadas completando o ranking das cinco mais, nesse período de 15 dias de atendimento presencial, são: a OI móvel (31 reclamações); Magazine Luiza (26 reclamações); e a Oi Fixo (20 reclamações). ?O órgão está trabalhando com todos os cuidados necessários para evitar aglomerações e, assim, oferecer mais segurança para consumidores e servidores?, explica o gerente de atendimento, Pedro Cavalcanti. No local, foram instaladas placas de acrílico, que separam consumidor e servidor, além de tapete sanitizante e da disponibilização de álcool gel para higienização das mãos.

Mesmo com o retorno do atendimento presencial, o consumidor continua podendo tirar dúvidas e fazer denúncias pelos canais remotos. São eles: 0800.282.1512 e o WhatsApp: (81) 3181.7000.

 

SERVIÇO

PROCON PE

ENDEREÇO: Rua Floriano Peixoto, 141, bairro de São José.

ATENDIMENTO: Segunda à sexta-feira

HORÁRIO: Das 8h às 17h

Cesta Básica da Região Metropolitana

cai pelo segundo mês consecutivo 

 

A Cesta Básica na Região Metropolitana do Recife cai pelo segundo mês consecutivo. A pesquisa realizada pelo Procon-PE, demonstrou que houve uma queda de 1,45%. A cesta passou de R$ 450,60, no mês de julho, para R$ 444,06, em agosto. Dos 27 itens pesquisados 12 produtos caíram de preço. O que apresentou a maior queda foi o alho, 55,25 %. O quilo do produto passou de R$ 27,79 para R$ 17,90. A cesta básica tem um impacto de 42,49% no salário mínimo.

Dos produtos analisados, entre os meses de agosto e julho, foi visto que o quilo da batata também teve o preço reduzido. O tubérculo passou de R$ 2,99 para R$ 1,99, uma queda de 50,25%. Já no setor de limpeza a água sanitária apresentou a maior queda, 23,85%. O litro passou de R$ 1,35 para R$ 1,09.

O levantamento feito pelo órgão de defesa do consumidor passou por 20 estabelecimentos dos municípios de Recife, Olinda, Paulista, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. O documento mostra que de um estabelecimento para outro, a diferença percentual pode chegar até 321,61%. É o caso da batata inglesa. Em um supermercado o quilo pode chegar a R$ 8,39 e em outro, a R$ 1,99.

Na área de higiene e limpeza, o sabão em pó de 500 gramas é o que apresenta maior diferença de preço. Ele pode ser encontrado por R$ 1,05 e R$ 3,85, uma diferença de 266,67%. O pacote de papel higiênico, com quatro unidades, varia entre R$ 1,89 e R$ 6,94, uma diferença de 267,20%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 01 e 04 de agosto. O levantamento toma como base a cesta básica mensal para uma família composta por quatro pessoas, sendo dois adultos e duas crianças. O diferencial da pesquisa do órgão de defesa do consumidor, em relação as que são realizadas por outros institutos, é que neste levantamento é possível identificar o preço de cada item por estabelecimento, desse modo fornece ao consumidor os locais e endereços onde o produto encontra-se mais acessível. A pesquisa pode ser encontrada no site do Procon: www.procon.pe.gov.br

Procon PE encontra produtos vencidos e bares descumprindo horário

Dando continuidade as fiscalizações a bares e restaurantes para verificar o cumprimento das exigências do Protocolo Setorial do Governo do Estado e outros pontos do Código de Defesa do Consumidor, o Procon Pernambuco encontrou, nesta sexta-feira (24/07), diversos produtos vencidos e alguns locais desrespeitando o horário de fechamento, estabelecido às 20h.

No Recife, no Restaurante Tepan, localizado no bairro da Encruzilhada, 35 quilos de farinha de trigo vencidos em junho, 50 garrafas de cervejas vencidas entre junho e julho, além de espetos de frango e shimeji vencidos e/ou sem identificação, foram descartados. Na Porteira, no Rosarinho, 62 garrafas de água com gás, também vencidas, foram descartadas no ato da fiscalização.

Já a Bodega Retrô, o Espeto do Bode e o Espeto Belém, localizados no Hipódromo e Campo Grande, estavam descumprindo o horário de funcionamento. De acordo com o protocolo do Governo de Pernambuco, os estabelecimentos podem funcionar até às 20h, com uma tolerância de 30 minutos, tempo suficiente para fechar contas de clientes que ainda estejam no local.

Em Olinda, na Bodega de Veio, localizada na Rua do Amparo, foram descartadas 127 garrafas de cerveja, algumas vencidas em maio, outras em junho e julho; 34 latas de cerveja, vencidas em julho; e 23 garrafas de óleo, vencidas no mês de junho. ?O governador Paulo Camara quer que a economia do estado seja retomada, mas com segurança para a população em todos os sentidos. Os estabelecimentos precisam estar atentos as validades dos produtos, porque a fiscalização será intensa?, explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

O que vem sendo verificado pelo órgão de defesa do consumidor é que os estabelecimentos estão tendo cuidado nos protocolos de higiene e distanciamento, mas descuidando dos alimentos. No Estrela do Mar, também em Olinda, foram descartados 21 pacotes de mistura para preparo de pão de queijo, com um quilo cada, com validade vencida em 20 de maio; seis pacotes de feijão preto, cada um de um quilo, vencidos dia 16 de julho; além de produtos sem informação de data de fabricação e data de validade.
O órgão já fiscalizou mais de 30 estabelecimentos. Os fiscais já estiveram no Recife Antigo, zonas Norte e Sul do Recife, Olinda e em algumas praças de alimentação de shoppings da RMR.

Caso o consumidor encontre irregularidades pode denunciar no 0800.282.1512