28° C

Notícias

Procon/PE fiscaliza 18 agências bancárias para verificar o tempo de atendimento

Procon/PE fiscaliza 18 agências bancárias para verificar o tempo de atendimento

O Procon/PE  fiscalizou este mês, do dia 10 até essa quarta- feira, 15, um total de  18  instituições bancárias, no Recife , em Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Goiana.  A maioria foi autuada por ultrapassar o tempo de espera para  atendimento dos clientes.

Entre os bancos autuados  estão:  Itaú, de Afogados e de Prazeres; Caixa Econômica Federal da Boa Vista e Prazeres; Bradesco de Prazeres e de Goiana; e Santander de Goiana.

Os fiscais identificaram que o tempo de espera na fila para o caixa estava acima do permitido pela Lei Estadual 16.559/19, que prevê o prazo máximo de 15 minutos em dias considerados normais e meia hora para dias de pagamento de servidores; tributos e que antecedem ou sucedem feriados.

As agências autuadas passam por processo administrativo tendo garantida a ampla defesa e ficam sujeitas à penalidade de multa.

A fiscalização ainda autuou duas agências no Recife pela falta de cartão de identificação de descontos antecipados, e falta de triagem antes de atendimento ao caixa.

"A fiscalização do Procon em bancos é para levar ao consumidor a garantia do limite no tempo de espera e conforto em um serviço tão necessário no dia a dia do cidadão", afirmou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Marcelo Canuto.

 

 

Publicado em 16 de junho de 2022