28° C

Notícias

Mercados são autuados pelo Procon/PE por venderem produtos com validade vencida no Recife

Mercados são autuados pelo Procon/PE por venderem produtos com validade vencida no Recife


Fiscais do Procon/PE autuaram, na manhã desta quinta-feira, 01/09, quatro estabelecimentos nos bairros da Torre, São José, Boa Viagem e Madalena, por venderem produtos com data de validade vencida; e um por falta de identificação da validade.

Nos estabelecimentos que tinham mercadorias fora de validade foram encontrados um total de 31 embalagens de preparado para suco, com datas de junho e março deste ano; 11 embalagens de salsicha de frango que venceu no dia 23 de agosto; 20 latas de cerveja e sete latas de feijoada também vencidas no mês de agosto; três embalagens de biscoito de leite condensado com validade em 31 de julho. "É direito do consumidor ter acesso a produtos de qualidade, com vencimento exposto de forma visível nas embalagens. A fiscalização do Procon/PE a estabelecimentos comerciais ocorre de forma rotineira para garantir esse direito e assegurar a saúde da população" afirmou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Cloves Benevides.

Além desses, os fiscais também encontraram produtos de higiene pessoal como leite de colônia com validade em agosto; e condicionador que venceu em maio deste ano. Ainda foram encontradas durante a ação do Procon/PE, 07 embalagens de queijo mussarela, totalizando 920g, e 07 de queijo prato, totalizando 810g, sem identificação da validade.  

Os produtos com validade vencida e sem identificação de validade foram descartados na presença dos fiscais. Os donos dos estabelecimentos vão responder a processo administrativo e poderão ser penalizados com multa, que variam de R$ 1.050,00 a 10 milhões de reais. Os consumidores podem denunciar através do 0800.282.1512.

 

Publicado em 01/09/2022

FOTOS: Divulgação