Dia do idoso: Procon-PE alerta para fraudes contra a pessoa idosa
De acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mais de 37 milhões de brasileiros são pessoas com 60 anos ou mais, o que significa um quinto da população brasileira. Esse público vem sendo o que mais sofre com questões financeiras, principalmente com fraudes. Nas unidades do Procon Pernambuco, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), cerca de 48% da faixa etária dos consumidores são idosos. Na sua grande maioria, as reclamações que esse público faz junto ao Procon-PE são referentes a casos financeiros, como empréstimos consignados ou falsos investimentos.
No primeiro dia do mês de outubro, é comemorado o Dia Internacional da Pessoa Idosa, e o Procon Pernambuco ressalta o trabalho voltado no combate às ilegalidades praticadas por instituições financeiras, já que o alvo principal estão sendo os aposentados e pensionistas. O Procon-PE vem fazendo um trabalho de fiscalizar, de punir essas empresas que insistem em aplicar essas ilegalidades, enfatiza o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. De janeiro até o momento, 13 empresas foram interditadas por estarem funcionando de forma irregular.
O Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciappi), órgão também ligado à SJDH, informa que só esse ano 358 denúncias foram realizadas referente a violência financeira. Pedro Eurico evidencia: ?Sabemos que esse é um público muito mais vulnerável a cair nesse tipo de situação. Então, é importante a informação no sentido de alertar a todos?.
Confira os cuidados que devem ser tomados:
>> Antes de celebrar qualquer contrato, é importante consultar algum familiar;
>> Também consulte os órgãos de defesa do consumidor para melhor esclarecimento jurídico a respeito da finalização do contrato;
>> Veja se a instituição que está tomando o empréstimo tem autorização para proceder com o processo. Acessando o site do Banco Central Brasil, é possível constatar uma relação de todas as instituições financeiras autorizadas.
>> Não assine contratos sem ler;
>> Não informe seus documentos pessoais, muito menos repasse senhas bancárias para desconhecidos por telefone;
>> Não acesse links informais que solicitem seus dados pessoais para acesso.
>> Só contrate em caso de necessidade;
>> Calcule quanto poderá pagar pelas prestações e o quanto isso irá refletir na sua conta mensal;
>> Evite empréstimos para ajudar parentes.
Se o consumidor se sentir lesado, ele poderá se dirigir ao Procon Pernambuco e realizar sua reclamação através do nosso site: www.procon.pe.gov.br, além de ligar para o 0800.282.1512 ou enviar sua dúvida pelo Whatsapp 3181.7000.
Imagem de apoio: Ray Evllyn | SJDH
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