Procon-PE e Procon Jaboatão promovem ação educativa no mês das Crianças

Conscientizar  e  incentivar a educação consumerista desde cedo nas crianças é o objetivo do Procon-PE que, em parceria com o Procon Jaboatão, realizou a ação Fiscais do Futuro, nas escolas municipais Henrique Dias, em Piedade, e Liliosa Ramos, no Centro do Jaboatão dos Guararapes, respectivamente, nesta quinta-feira (19/10).

A ação, que aconteceu em alusão ao mês das Crianças, beneficiou 70 alunos que participaram da ação em dois supermercados da cidade.

A ideia é uma iniciativa do Procon Educa, que é um braço pedagógico do Procon-PE. Na ocasião, os alunos aprenderam alguns conceitos do Código de Defesa do Consumidor, como a identificação da validade dos produtos, o conteúdo da embalagem relativo ao peso e quantidade, e a observação dos preços expostos aos consumidores, entre outros pontos.

Na Região Metropolitana do Recife (RMR), a ação já contou com a participação de estudantes do Colégio da Polícia Militar e das escolas particulares Encontro e Academia Cristã. “Trata-se de uma experiência única. Essas crianças levarão esse aprendizado, não somente para elas, mas para suas famílias também que, a partir de agora, tenho certeza, estarão atentas não somente a validade dos produtos, mas também ao rótulo e demais informações de cada produto”, ponderou o secretário Executivo de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Anselmo Araújo.

“As crianças de hoje são o futuro de amanhã. Por isso,  acredito que é essencial educar sobre seus direitos como consumidores desde a infância, contribuindo para que, no futuro, sejam consumidores mais conscientes e responsáveis”, comentou o Prefeito da Cidade, Mano Medeiros, ao destacar que, a informação recebida na escola sempre é compartilhada em casa.

Publicado em 19/10/2023