28° C

Notícias

Postos de combustíveis são fiscalizados pelo Ipem e Procon nesta quinta-feira (11)

Postos de combustíveis são fiscalizados pelo Ipem e Procon nesta quinta-feira (11)

Os órgãos vinculados à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) e o Procon Pernambuco, realizaram novamente uma fiscalização conjunta em postos de combustíveis para averiguar irregularidades nas bombas e o cumprimento dos direitos do consumidor. Nesta quinta-feira (11), equipes estiveram na Região Metropolitana do Recife (RMR) e na cidade de Caruaru, no Agreste do Estado.

Fiscais do Ipem-PE verificaram 71 bicos injetores de combustível, dos quais nove foram reprovados por apresentarem bombas em mau estado de conservação com fiação elétrica exposta e lacres irregulares.

Três postos foram notificados e têm até 10 dias para fazer o reparo no equipamento. Agentes do instituto interditaram ainda dois bicos injetores por apresentarem erro no volume de combustível entregue ao consumidor.

Os fiscais do Procon-PE vistoriaram os produtos expostos próximos às bombas e as lojas de conveniências. Em alguns estabelecimentos foram encontradas irregularidades como produtos fora da validade e sendo armazenados de forma incorreta. Cinco estabelecimentos foram autuados, os quais deverão responder administrativamente ao órgão de defesa do consumidor. Referente aos produtos vencidos, os mesmos foram descartados na presença dos fiscais.

"Os postos em que foram encontradas irregularidades só poderão colocar as bombas em funcionamento após reparo e nova fiscalização do Ipem.  Iremos continuar as ações de fiscalização para assegurar que o consumidor pernambucano não seja prejudicado", esclarece Pedro Eurico, Secretário de Justiça e Direitos Humanos.

O consumidor que suspeitar de alguma irregularidade pode entrar em contato com a ouvidoria do Ipem-PE pelo 0800 081 1526 ou através do formulário de denúncia no site www.ipem.pe.gov.br. Para denunciar junto ao Procon, o consumidor pode comparecer ao órgão na Rua Floriano Peixoto, 141, bairro de Santo Antônio, Centro do Recife. Mais informações poderão ser obtidas pelo site: www.procon.pe.gov.br, telefone 0800.282.1512 ou pelo whatsapp do órgão: 81 3181.7000.