28° C

Notícias

Mercados, padarias e açougues são fiscalizados pelo Procon-PE

 Mercados, padarias e açougues são fiscalizados pelo Procon-PE



Nos últimos dias, equipes da gerência de fiscalização do Procon Pernambuco, órgão ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), tem realizado fiscalizações em mercados, padarias e açougues da Região Metropolitana do Recife (RMR) para verificação dos cumprimentos de medidas preventivas contra a Covid-19 e para inspecionar se há vendas de produtos inadequados para o consumo. Cerca de 55 estabelecimentos foram inspecionados. Em 26 destes foram encontrados algum tipo de irregularidade.

Na segunda-feira (27), no bairro de Casa Amarela, o Supermercado Kanela, foi constatado por ter sido encontrado irregularidades na área interna do balcão de frios. Sete bandejas de tomate cereja e oito unidades berinjelas estavam vencidas desde o dia 24 de setembro. No mercado Atacarejo foram constatados 64 latas de cervejas fora da validade e mais de 3kg de presunto sem embalagem adequada.

No mesmo dia, no bairro da Iputinga, dois estabelecimentos foram autuados por estarem com produtos expostos nas prateleiras fora do vencimento. Na Padaria Massa Pura, por exemplo, 40 produtos estavam vencidos. Entre salgados, leite condensado e refrigerantes, seis pacotes de amido de milho da marca Maizena Arrozina estavam vencidos desde novembro de 2020.

Não queremos prejudicar os empresários, o que queremos é garantir que os consumidores não sejam enganados. Trabalhamos para que os fornecedores continuem suas atividades respeitando os direitos da população, esclarece o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico.

Já nesta terça-feira, três estabelecimentos localizados na Zona Norte foram autuados. No mercadinho Dois Irmãos, no bairro do Vasco da Gama, fiscais encontraram cerca de 40 pacotes de salgadinhos e 3kg de filé de peito vencidos. No mercadinho Mini Preço, em Nova Descoberta, 77 produtos foram identificados. Destacamos: seis bandejas de fígado alemão estavam vencidos há um dia e 30 latas da cachaça pitú cola estavam fora de validade desde agosto deste ano.

Vamos passar trinta dias na Região Metropolitana e no interior. Não vamos tolerar que em uma hora de tanta dificuldade em nosso país os empresários querem vender produtos vencidos, enganando a população e cometendo crimes, ressalta Pedro Eurico.

Para denunciar casos como esses, o Procon Pernambuco disponibiliza para os consumidores os seguintes canais de denúncia: o telefone 0800.282.1512; o Whatsapp 3181.7000; e o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..