28° C

Notícias

Procon-PE e Ipem-PE notificam supermercados no Recife

Procon-PE e Ipem-PE notificam supermercados no Recife

 

Com o objetivo de proteger os direitos do consumidor e assegurar a qualidade dos produtos, o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) e o Procon Pernambuco realizaram, nesta terça-feira (23), uma fiscalização conjunta em supermercados no Recife. A operação, coordenada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), contou ainda com a participação da Vigilância Sanitária e do Procon Recife.

 

A iniciativa buscou garantir que os estabelecimentos estivessem em conformidade com as normas de segurança, higiene e etiquetagem, além de verificar o cumprimento das promoções e a transparência nas relações comerciais.

 

Durante a ação, os fiscais do Ipem-PE verificaram a presença do selo do Inmetro nos produtos de certificação compulsória, a precisão das balanças e a correta indicação de peso nos produtos, garantindo que o consumidor não seja prejudicado. Já o Procon Pernambuco focou nas práticas comerciais, averiguando se os preços anunciados estavam sendo respeitados e se as informações disponíveis aos consumidores eram claras.

 

“A parceria entre os órgãos de fiscalização é importante para combater práticas abusivas e garantir que os consumidores pernambucanos tenham seus direitos respeitados”, explicou o Secretário Executivo de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Anselmo Araújo. 

 

Os agentes fiscais do Ipem-PE identificaram 14 balanças com erro de medição acima do admissível em verificação de produtos sem a indicação quantitativa na embalagem. Já os fiscais do Procon verificaram produtos sendo comercializados com divergências de preço e fora do prazo de validade. Os estabelecimentos autuados irão responder processo administrativo e podem ser penalizados com multas.

 

Consumidores que suspeitarem de irregularidades podem entrar em contato com a ouvidoria do Ipem-PE por meio do 0800 081 1526 ou com a ouvidoria do Procon-PE pelo número 0800 282 1512.

  

Fotos: Charlles Arthur/ Procon-PE

Publicado em 24/01/2024