28° C

Notícias

Ipem-PE e Procon fiscalizam postos de combustíveis e encontram irregularidades

Ipem-PE e Procon fiscalizam postos de combustíveis e encontram irregularidades

 

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) e o Procon Pernambuco, órgãos vinculados à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), realizaram uma fiscalização conjunta, nesta quinta-feira (04.11). A ação teve o objetivo de proteger o consumidor de possíveis irregularidades que causem prejuízo.

Durante a blitz, fiscais do Ipem-PE verificaram 51 bicos injetores de combustível, dos quais seis foram reprovados. Entre as irregularidades detectadas estavam:  ausência de lacre no densímetro e bomba em mau estado de conservação, apresentando vazamento. Dois postos foram notificados e têm até 10 dias para fazer o reparo no equipamento.

De caráter obrigatório, as verificações periódicas são efetuadas anualmente e sempre que o equipamento sofrer algum reparo ou manutenção. A verificação da bomba consiste em uma série de procedimentos a começar pela inspeção visual, onde são verificadas as inscrições obrigatórias, funcionamento, conservação, lacres e selo do Inmetro. Em seguida iniciam-se os ensaios de volumetria, nos quais os fiscais do instituto verificam se existe algum defeito ou adulteração que interfira na quantidade de combustível entregue ao consumidor.

Já os fiscais do Órgão de Defesa do Consumidor de Pernambuco vistoriaram os produtos expostos próximos às bombas e as lojas de conveniências. Três estabelecimentos comerciais foram autuados após os fiscais constatarem produtos fora da validade. Entre produtos para automóveis, como limpador de para-brisa, e alimentos: refrigerantes, cervejas e salgados se encontravam impróprios para o consumo. Todos foram descartados logo em seguida pela equipe, e os estabelecimentos responderão administrativamente ao Procon-PE.

"Estamos intensificando as ações de fiscalização junto com as equipes do Ipem e do Procon para combater as irregularidades por parte dos comerciantes. A exatidão das medições de bombas de combustíveis é fundamental para evitar prejuízo ao consumidor", esclarece Pedro Eurico, Secretário de Justiça e Direitos Humanos.

O consumidor que suspeitar de alguma irregularidade pode entrar em contato com a ouvidoria do Ipem-PE pelo 0800 081 1526 ou através do formulário de denúncia no site www.ipem.pe.gov.br. Para denunciar junto ao Procon, o consumidor deve agendar seu atendimento através do site: www.procon.pe.gov.br. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 0800.282.1512 ou pelo whatsapp do órgão: 81 3181.7000.

 

Imagem: Divulgação | Procon-PE