28° C

Notícias

Procon-PE recebe a visita do Secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous

Procon-PE recebe a visita do Secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous

 

Ele esteve no Recife para acompanhar as ações do Renegocia

 

O Procon-PE recebeu a visita do Secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, que esteve no Recife para acompanhar as ações do Renegocia, o mutirão nacional de negociação de dívidas para auxiliar os brasileiros que estão enfrentando dificuldades financeiras. O objetivo é ajudar os endividados a regularizarem suas situações financeiras, com soluções para o pagamento de suas dívidas.

 

A iniciativa, que segue até o dia 11 de agosto, já atendeu em Pernambuco, até esta quarta-feira (26), 404 consumidores com dívidas na Compesa, operadoras de telefonias e bancos. Na ocasião, Damous destacou que o Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS) será fortalecido nos estados brasileiros onde já existem e implantados nos Procons que ainda não possuem seus serviços. “Um edital de R$ 19 milhões está sendo elaborado pelo Governo Federal para essa reestruturação e será lançado em breve”, anunciou ele, ao destacar que, nas próximas semanas também será assinado um termo de compromisso com o Conselho Nacional de Justiça para a capacitação e treinamento dos funcionários que trabalham nos Procons de todo o Brasil. 

 

“Estamos trabalhando para a interiorização das ações aqui em Pernambuco. Por meio de um estudo, vamos implantar novos Procons nos municípios que temos demandas e avaliar a necessidade de reabrir unidades em cidades onde tivemos o órgão fechado”, destacou o secretário executivo de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Anselmo Araújo.

 

“É uma oportunidade de as pessoas poderem negociar ou renegociar as suas dívidas. A gente oportuniza o cidadão, a cidadã a tentar se restabelecer no mercado, a voltar a equilibrar as contas e trazer uma maior tranquilidade para dentro de casa também”, explica o gerente geral do Procon-PE, Hugo Souza. 

 

O Renegocia! é uma iniciativa que visa criar um ambiente favorável para que consumidores com dívidas em excesso possam renegociá-las de maneira acessível e buscar soluções para sair dessa situação. Estão excluídas das negociações dívidas como pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário.

 

 

Publicado em 28/07/2023