28° C

Notícias

Procon Móvel e Centro Integrado de Atenção ao Idoso realizam campanha de prevenção à violência

A ideia é alertar a população sobre a violência financeira contra a pessoa idosa, que só este ano, já chegou a 171 denúncias no Procon/PE.

O Procon/PE e a Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), ambos ligados à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), promovem, nesta sexta-feira, 18.03, uma campanha de prevenção à violência financeira, com panfletagem e orientações. A ação, que envolve o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciappi), vinculado à SEDH, será realizada no Mercado de Casa Amarela, das 9h às 11h, localizado na Rua Padre Lemos.

Durante as atividades, o ônibus do Procon Móvel ficará à disposição do público para dúvidas e orientações voltadas à prevenção da violência financeira contra os idosos. Entre as principais orientações estão: não fornecer senha e nem qualquer tipo de dado pessoal a desconhecidos; em caso de dúvidas sobre empréstimo consignado, procurar algum parente de sua confiança ou um órgão de defesa do consumidor; atentar com relação às informações repassadas pelas financeiras, além de ter cuidado também com o uso indevido do cartão de crédito.

De acordo com o Procon/PE, de 1º de janeiro a 17 de março de 2022, o órgão registrou 171 reclamações relativas a empréstimos consignados, envolvendo pessoas de 61 a 70 anos. Já em 2021, somam-se 296 reclamações.