28° C

Notícias

Procon/PE e Centro de Prevenção à violência contra a pessoa idosa alerta sobre golpes do empréstimo consignado

Procon/PE e Centro de Prevenção à violência contra a pessoa idosa alerta sobre golpes do empréstimo consignado

 
Clientes e comerciantes do mercado de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, receberam orientações e esclarecimentos, na manhã desta sexta-feira, 18, sobre violência financeira contra a pessoa idosa. A ação, que contou com apoio do ônibus Procon Móvel, foi promovida pelo Procon/PE e Secretaria Executiva de Direitos Humanos, através do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à violência contra a Pessoa Idosa (Ciappi), ambos vinculados a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).

No local foram distribuídos panfletos com dicas sobre o empréstimo consignado, que é uma forma de empréstimo em que o desconto da prestação é feito diretamente na folha de pagamento ou do benefício previdenciário da pessoa que contrata.

Também foram apresentados alguns cuidados que os idosos devem ter para não cair em golpes, como: analisar a sua real necessidade de fazer o empréstimo; procurar somente instituições bancárias devidamente reconhecidas pelo Banco Central; antes de firmar um empréstimo, ler bastante o contrato, e em caso de dúvidas procurar o Procon e a Defensoria Pública.

Segundo Danyelle Sena, gerente geral do Procon/PE, o público idoso fica mais vulnerável a esse tipo de golpe de financeiras, com oferecimento de empréstimos. Estamos realizando uma campanha educativa junto à população idosa para não cair no golpe dos empréstimos. É importante que não sejam fornecidos dados a desconhecidos, principalmente o CPF, que não assinem nenhum contrato sem antes ter orientação de alguém de sua confiança, tenham cuidado também com o uso indevido do cartão de crédito, alerta Danyelle.

De acordo com dados do Procon/PE, de 1º de janeiro até agora o órgão registrou 171 reclamações relativas a empréstimos consignados, envolvendo pessoas de 61 a 70 anos. Já em 2021, somam-se 296 reclamações.


Esse trabalho de orientação é muito importante, porque muitas pessoas de idade caem na conversa, acreditam em tudo que é oferecido e quando ver, foi roubada, frisa a idosa Maria das Graças Alves.  

A próxima ação do Procon/PE em parceria com o Ciappi será realizada no próximo dia 23, no parque 13 de Maio.

 

FOTOS: Surama Negromonte