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Procon no meu bairro realiza 40 atendimentos no primeiro dia

Procon no meu bairro realiza 40 atendimentos no primeiro dia



Dando início nesta terça-feira (19), ao seu novo projeto nos bairros na RMR, o Procon Pernambuco, órgão ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), vem promovendo o Procon no meu bairro, os atendimentos acontecem com o auxílio do Procon móvel. O programa oferece à população a possibilidade de poder abrir reclamações, encaminhar denúncias, negociar dívidas com bancos e telefônicas e receber orientações sobre os direitos do consumidor.

Em seu primeiro dia, o Procon móvel instalou-se no bairro de Beberibe, na zona norte do Recife. Das 09h às 13h, mais de 40 pessoas foram atendidas pelos servidores do órgão. Especificamente hoje, uma resolução chamou atenção, trata-se de um troca por defeito. O consumidor Jadiel dos Santos Filho, de 51 anos, morador do bairro de Dois Unidos, passava próximo ao Procon Móvel para realizar a troca de um sapato que havia adquirido no final de semana, o qual verificou logo em seguida que estava com defeito. Comprei uma sandália que começou a desbotar e não havia usado, voltei na loja assim que verifiquei a falha, mas o gerente não realizou a compra afirmando que o problema não era a sandália, que seria a acidez do meu corpo. Vim aqui [Procon Móvel], expliquei a situação, de imediato nos dirigimos até a loja e conseguimos resolver, relatou o consumidor.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, ressalta que o caso relatado não se refere a uma troca por troca, e sim, de uma troca em que o produto apresenta um vício de qualidade, conforme consta no Art. 18, do Código de Defesa do Consumidor. Sobre a ação, o secretário comenta: Esse projeto tem como objetivo aproximar o órgão da população em geral para facilitar assim o atendimento, e claro, locomoção.

A previsão é que a ação chegue também nos bairros de Afogados, Peixinhos, Casa Amarela, Água Fria e Ibura. As datas serão divulgadas no site: www.procon.pe.gov.br e no instagram @proconpe. Mais informações, pelo telefone 0800.282.1512 ou pelo whatsapp do órgão: 3181.7000.

NEGOCIAÇÕES - Para consumidor que queira realizar alguma negociação, é necessário apresentar a original e cópia da carteira de identidade, CPF e o comprovante de residência, além de documentos que possam comprovar a dívida, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento e/ou contrato, número de protocolo, entre outros. Caso no documento conste o nome de outra pessoa, que não seja o titular, é preciso procuração reconhecida em cartório para a representação.