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Ranking: Procon-PE alerta, mais de 50% das reclamações dos consumidores pernambucanos são sobre bancos

Ranking: Procon-PE alerta, mais de 50% das reclamações dos consumidores pernambucanos

são sobre bancos

 

Uma das principais ferramentas usadas pelo consumidor pernambucano para se manifestar são as reclamações e, como resultado dessas reclamações, o Procon-PE, órgão ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), recebeu, em outubro, 865 reclamações dos consumidores pernambucanos, de acordo com dados fornecidos pela gerência de atendimento do órgão.

 

Ocupando a primeira posição do ranking está o Banco Bradesco S.A que, só no último mês, foi alvo de 123 reclamações, com destaque em suas cobranças abusivas, para alterar ou cancelar contratos, e cobranças por serviços não solicitados. No mesmo segmento, e com as mesmas reclamações, está o Banco Itaucard S.A, que ficou em 2° lugar no ranking das empresas mais reclamadas de outubro. Após ter liderado o ranking das empresas mais reclamadas, no mês de setembro, com 155 reclamações, a Neoenergia Pernambuco (Celpe), figurou na terceira colocação do ranking do mês de outubro, com 114 reclamações.

 

Um curioso fato chamou atenção no ranking de outubro, o Procon-PE, registrou 865 reclamações, nos dez primeiros colocados da lista, no entanto, 470 são reclamações apenas sobre instituições bancárias, configurando uma porcentagem de 54.34%, ou seja, mais da metade das pessoas que fizeram suas reclamações foram sobre bancos. “Mais uma vez, os consumidores pernambucanos se manifestaram contra os serviços bancários, e o ranking é o reflexo disso, pois, no top 3, a gente já encontra duas instituições bancárias e, além disso, mais da metade de todas as reclamações do ranking se refere aos bancos” disse o Gerente de Atendimento do Órgão, Ewerton Farias.

 

Para ser atendido, o consumidor pode se dirigir ao Procon-PE portando os seguintes documentos: identidade, CPF e o comprovante de residência, além de documentos que comprovem a reclamação como, por exemplo, nota fiscal, ordem de serviço, fatura, comprovante de pagamento, contrato, entre outros. Em casos de dúvidas, o consumidor pode entrar em contato pelos canais de comunicação: telefone: 0800 282 1512; e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O ranking completo está disponível no site do Procon-PE: Procon.pe.gov.br.

 

 

Ranking das empresas mais reclamadas de Setembro:

1°  Banco Bradesco S.A  - 123

2°  Banco Itaú S.A  - 116

3°  Neoenergia  Pernambuco (Celpe) - 114

4°  Banco BMG S/A - 113

5°  Compesa  - 94

6°  Claro S.A  -77

7°  Tim S.A  - 65

8°  Banco Santander (Brasil) S.A   - 64

9°  Banco Pan S/A  - 54

10° Magazine Luiza S.A - 45

 

Publicado em 22/12/2023