Entre os dias 22 e 24 de setembro, o Procon-PE realizou uma operação de fiscalização em armazéns de construção localizados na Região Metropolitana do Recife, abrangendo as cidades de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Abreu e Lima, Moreno e Ipojuca.
No total, foram registradas 11 autuações em estabelecimentos. As infrações ocorreram devido à exposição de produtos com data de validade vencida para venda, como tintas, vernizes, solventes, sprays, resinas, manta líquida e adesivos estruturais.
No ato da fiscalização foram descartados mais de 240 produtos para fins de construção de obra, devido ao vencimento do produto para consumo, outros itens deverão ser incinerados.
Vale lembrar, que produtos para construção também tem prazo de validade e, após o vencimento dos produtos, sofrem alterações químicas e físicas, que o tornam impróprio para o seu uso, conforme o Código de D efesa do Consumidor (CDC).
Os estabelecimentos responderão a um processo administrativo com aplicação de multas, devido a infração já efetuada, mas os armazéns terão o prazo legal para defesa.